BLEEDFROMWITHIN

Com o seu segundo álbum, intitulado «Eyes, Teeth and Bones», os VISCERAL prometem consolidar a sua posição como uma das propostas mais intensas e devastadoras do panorama death metal português.

Os VISCERAL, força imparável do death metal português, lançaram recentemente um novo single, com o título «Loathe». O tema, que faz parte do alinhamento do muito aguardado segundo LP da banda, «Eyes, Teeth And Bones», mergulha numa atmosfera sufocante e bastante perturbadora, explorando uma faceta mais lenta e opressiva do som característico do grupo. “Em «Loathe», a loucura e o caos reinam logo desde o primeiro instante. A bateria e o baixo rugem de uma forma maníaca, como se fossem trovões; as guitarras dilaceram os sentidos e uivam como sirenes dementes, um aviso muito mais insano do que qualquer alarme terreno poderia soar”, lê-se num comunicado de imprensa.

Pois bem, dúvidas restassem relativamente à validade destas afirmações, desvanecem-se de imediato ao ouvir a canção, que está disponível no player em baixo. «Loathe» destaca-se desde logo não só pela dose de peso esmagador e pela ambiência cinematográfica de horror, já bem características da sonoridade dos VISCERAL, mas também pela participação especial de Célia Ramos, voz dos MONS LVNAE, cuja presença acrescenta uma camada ainda mais etérea e inquietante à composição.

«Eyes, Teeth and Bones», o sucessor de «The Tree Of Venomous Fruit», tem lançamento marcado para a próxima sexta-feira, dia 4 de Abril através da Raging Planet Records. O álbum representa uma evolução na sonoridade dos VISCERAL, mantendo um pé bem assente na tradição do death metal declaradamente old school, enquanto explora territórios ainda mais sombrios e extremos.

A banda, liderada por Bruno Joel Correia (dos IN THA UMBRA), nasceu como um veículo para dar vida às suas ideias há muito amadurecidas. Para concretizar essa visão, o multifacetado músico algarvio reuniu à sua volta uma formação de peso com músicos vindos de bandas como os ENTHRONED, NIGHTBRINGER, GROG e GAEREA. O álbum de estreia afirmou-se como um assalto implacável aos sentidos, e acabou por receber aclamação generalizada por parte da crítica.

Agora, com a novidade «Eyes, Teeth And Bones», os VISCERAL regressam com uma formação renovada e um novo arsenal de devastação sonora. O longa-duração foi produzido e misturado pelo próprio Bruno Joel Correia e conta com masterização do reputado Dave Otero, conhecido pela sua associação a nomes tão aplaudidos como CATTLE DECAPITATION, VITRIOL ou ABORTED, garantindo uma experiência sonora nítida e esmagadora.