Após uma colossal tour de despedida da sua banda de sempre em 2017, a que se seguiu um longo período de silêncio editorial interrompido apenas pela edição do EP «Gothica Fennica Vol.1» no ano passado, VILLE VALO regressou aos lançamentos de longa-duração e às digressões no início deste ano. Primeiro, o cantor e músico finlandês lançou o seu muito aguardado registo de longa-duração a solo sob a designação VV e, depois, embarcou numa extensa tour na Europa que o vai trazer de regresso a Portugal para uma data-dupla, agendada para os dias 26 e 27 de Fevereiro de 2023, no Cineteatro Capitólio e no Hard Club, em Lisboa e no Porto, respectivamente. Na bagagem, o talentoso mentor e compositor dos saudosos HIM traz «Neon Noir» – descrito como mais um exercício na arte de bem fundir luz e escuridão que, segundo o próprio, soa “como se os The Mamas And The Papas se vestissem como os Metallica para irem a uma festa de Halloween”.
Na história do rock alternativo do século XXI, serão poucos os artistas como VILLE VALO, o pioneiro finlandês do “love metal”; e são certamente poucos os artistas capazes de lançar uma sombra tão longa ou peculiar sob o estilo. Feitas as contas, os HIM – banda que liderou de 1991 a 2017 – posicionam-se facilmente entre os nomes mais icónicos e idiossincráticos deste milénio. Zelosamente reverenciados, alegremente insultados mas impossíveis de ignorar, deixaram uma marca indelével numa legião mundial de fãs e o fundador dos HIS INFERNAL MAJESTY afirmou-se desde muito cedo como um personagem encantadoramente desfasado do status quo. Inspirado pelos poetas, de Poe a Bukowski, e tingido por uma propensão para a tristeza perfumada do doom, com a sua banda, Valo criou oito álbuns que lhe valeram mais de dez milhões de discos vendidos, uma nomeação para os Grammy, inúmeras capas de revistas, aclamação da crítica e a veneração de uma geração.
Em 2017, após um silêncio editorial de quatro anos, a notícia de uma tour de despedida dos HIM foi recebida com choque e descrença entre os devotos, dando início desde logo a uma especulação interminável em relação a como seria, a partir dali, o futuro do músico. “Por mais divertidos que tenham sido os ritos fúnebres para os HIM, foram precisas mais que algumas luas para lamber as minhas feridas à sombra do Heartagram e arranjar uma boa desculpa para voltar a dedilhar a guitarra e cantarolar. Às tantas, decidi finalmente pôr uma trela no meu amado cão preto e começámos a uivar juntos em vez de ladrarmos um ao outro. Foi assim que nasceu a «Loveletting»”, explica o músico finlandês, referindo-se ao primeiro single de avanço para «Neon Noir», que foi lançado no início do ano e marcou a sua estreia no formato de longa-duração sob a designação VV. Em baixo, podes conferir os horários e o alinhamento provável para os concertos de hoje e amanhã.
HORÁRIOS:
20:00 –» Abertura de Portas
21:00 –» Kaelan Mikla
22:00 –» VV
VV
NEON NOIR TOUR 2023
01. Echolocate Your Love
02. The Funeral of Hearts
03. Neon Noir
04. Right Here in My Arms
05. Loveletting
06. Buried Alive by Love
07. In Trenodia
08. Wings of a Butterfly
09. Heartful of Ghosts
10. Join Me in Death
11. The Foreverlost
12. The Kiss of Dawn
13. Run Away From the Sun
14. When Love and Death Embrace
Encore:
15. Soul on Fire
16. Salute the Sanguine
17. Poison Girl
18. Saturnine Saturnalia
VV