Ville Valo, o líder e mentor dos finlandeses HIM, vai lançar o seu primeiro álbum a solo, intitulado «Neon Noir», a 13 de Janeiro através da sua Heartagram Records, que tem distribuição garantida pela UMG/Spinefarm. “O «Neon Noir» é um guia sónico passo a passo sobre como sobreviver, e talvez até desfrutar, do reino de VV com a sua abundância de coisas que chocam umas com as outras durante a noite. É uma maratona de lágrimas entre o Ozzy e o Robert Smith, mas com uma pitada de esperança“, diz Valo na sua retórica meio críptica. Hoje, sexta-feira, dia 4 de Novembro, o músico finlandês libertou mais um tema de avanço para o novo álbum, que já podes escutar no player em cima. Intitulada «The Foreverlost», esta é, segundo o próprio Valo, “mais uma canção de amor barulhenta que representa a ligação burlesca entre duas almas cansadas do mundo“.
Há dois meses, Ville lançou o segundo tema de avanço para «Neon Noir». «Echolocate Your Love», que pode ser escutada aqui, surgiu cinco meses depois do lançamento de «Loveletting», que marcou a primeira música nova de Valo em mais de dois anos, na sequência do EP de três faixas «Gothica Fennica Vol. 1», também lançado sob a designação VV, em Março de 2020. À semelhança dos dois singles mais recentes, a música contida nesse disco apresentava fortes semelhanças musicais com o músico fez durante décadas com os HIM e continha os temas «Salute The Sanguine», «Run Away From The Sun» e «Saturnine Saturnalia». “Artisticamente, a principal diferença entre HIM e VV é a linha extra no Heartagram, mas que linha requintada é!“, brincou na altura o cantor num comunicado à imprensa. “São os The Mamas and The Papas vestidos como os Metallica a caminho de uma festa de Halloween no Studio 54“. Podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Neon Noir» em baixo, as pré-encomendas já estão disponíveis aqui.
Numa conversa recente com a Metal Hammer UK, o músico finlandês falou sobre a direcção musical de «Neon Noir», dizendo que o novo material também “soa definitivamente como os HIM“. “Eu escrevi a maioria das canções para essa banda, por isso… A culpa é minha”, explicou ele. “Para mim, isto é uma viagem contínua desde o HIM até ao que estou a fazer agora. Há muita gente que cria projectos a solo porque se querem distanciar do passado, queimar pontes e iniciar uma carreira a solo. Para mim, é diferente. VV sou eu a construir uma ponte entre os HIM e o futuro. É isso que o «Neon Noir» é“. Entretanto, como noticiado anteriormente, Ville também revelou que vai fazer-se à estrada para uma extensa série de datas na Europa, Reino Unido e Estados Unidos no início do próximo ano, naquela que será a sua primeira tour a sério desde o desaparecimento dos HIM no final de 2017. Por cá, o músico actua nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2023, no Cineteatro Capitólio e no Hard Club, em Lisboa e no Porto, respectivamente.