O álbum de estreia dos VENTR reafirma Portugal como um dos epicentros contemporâneos do black metal mais visceral e evocativo.
O panorama do black metal nacional continua a afirmar-se internacionalmente, e os VENTR são o mais recente nome a consolidar essa posição. O duo português vai lançar o seu aguardado álbum de estreia, intitulado «Ubique Diaboli Voluntas», amanhã, sexta-feira, dia 14 de Fevereiro sob a chancela da editora SIGNAL REX, em edições CD e vinil. Para antecipar o lançamento, a banda e a editora disponibilizaram o disco para streaming integral, fazendo o gáudio dos fãs mais curiosos.
A origem dos VENTR está envolta em mistério, mas o seu som inconfundível. Oriundos de Portugal, um país que nos últimos anos se tornou um polo essencial do black metal mais cru e evocativo, o colectivo fez a sua estreia em 2020 com o mini-álbum «Numinous Negativity». Desde então, conquistaram muito reconhecimento pela sua abordagem intensa, que alia a agressividade típica do género a uma execução meticulosa e a uma atmosfera carregada de misticismo.
Comparados frequentemente com o espectro mais melódico e envolvente do black metal dos anos 90, os VENTR destacam-se por um som que é, simultaneamente, ortodoxo e fresco. Agora, com este «Ubique Diaboli Voluntas», a banda eleva a sua fórmula a um novo patamar. O álbum, composto por seis faixas e com uma duração total de 42 minutos, aprofunda a abordagem sombria e ritualística já presente no seu lançamento anterior. No entanto, os ouvintes atentos vão encontrar uma produção imersiva, onde riffs melódicos de tonalidade medieval se entrelaçam com uma secção rítmica dinâmica e bem estruturada.
Uma proverbial viagem hipnótica através de melodias assombrosas e atmosferas carregadas, «Ubique Diaboli Voluntas» afirma os VENTR não apenas como um nome a ter em conta na mais recente vaga do black metal português, mas também como uma entidade capaz de ombrear com algumas das propostas mais impactantes do underground internacional.
O lançamento do álbum coincide com a actuação dos VENTR no festival Howls Of Winter, reforçando o impacto deste regresso e posicionando a banda como um dos nomes mais promissores da cena lusa. O título «Ubique Diaboli Voluntas», que se traduz livremente como “A Vontade do Diabo Está em Todo o Lado”, sugere uma narrativa conceptual que se alinha com a tradição oculta do black metal, prometendo uma experiência densa e enigmática para os ouvintes. Confere a capa e o alinhamento completo do disco em baixo.
![](https://i0.wp.com/loudmagazine.net/wp-content/uploads/2025/02/Ventr.jpg?resize=720%2C720&ssl=1)
01. The Martyr’s Gaze | 02. The Rope Around The Neck Of Ataraxia | 03. Poisonous Blade Of Kindness | 04. Violence, Divine | 05. … of Sinister Essence | 06. Piercing The Eye With Devilish Poison