«Necropotent» é o demolidor primeiro single retirado de «Chaos, Hostility, Murder», o novo álbum dos nacionais VANENO.
Os nacionais VANENO regressam com força total e hoje, quinta-feira, 15 de Agosto, associam-se à LOUD! para a estreia em exclusivo do vídeo-clip de «Necropotent», primeiro single de avanço para o seu muito aguardado novo álbum, intitulado «Chaos, Hostility, Murder». Esta faixa marca o primeiro lançamento da banda desde «Struggle Through Absurdity», de 2020, e revela-se mais directo, pesado e sombrio do que qualquer coisa que tenham feito antes.
“A «Necropotent» apresenta uma visão cáustica e enlouquecedora de um mundo que se entrelaça com o nosso“, explicam-nos os VANENO num comunicado de imprensa. “Todos sabemos quem vocês são… Os verdadeiros senhores necro que prosperam na miséria, pestilência e caos, alimentando eternamente o abismo com o descanso eterno dos caídos.” A prová-lo, temos um tema assente em riffs esmagadores e ritmos implacáveis, que entrega uma experiência auditiva intensa “que deixará os ouvintes atordoados“, esperam os músicos.
A jornada dos VANENO começou em 2017, quando três amigos — Miguel Nunes na bateria, Eduardo Cunha e António Tavares nas guitarras —começaram a tocar juntos e lançaram as bases para o que se tornaria o som distinto da banda. No final de 2019, expandiram a sua formação para um quinteto com a entrada de Pedro Fernandes no baixo e Alexandre Fernandes nas voz, marcando um ponto de viragem no compromisso de levarem a sua música ao público.
Desde então, os VANENO passaram por uma mudança de formação, com a saída de Eduardo Cunha e a entrada de Felipe Peraboa na guitarra. Essa mudança trouxe uma nova dinâmica ao som do grupo, que mantém a sua matriz sludge, mas continua a evoluir e a expandir os seus limites com este novo disco.
Na sequência do poderoso «Struggle Through Absurdity», que apresentou quatro faixas poderosas que misturam o peso arrastado com influências de stoner e death metal, «Chaos, Hostility, Murder» promete levar a música da banda a patamares ainda maiores. O disco foi misturado e masterizado por Pedro Mau no SinWav Audio, onde a banda também trabalhou no seu EP de estreia, e será lançado via Raging Planet Records.