Os WITHIN TEMPTATION, ícones do female fronted metal são a mais recente confirmação para o cartaz da VII Edição do VAGOS OPEN AIR. Aos holandeses liderados por Sharon den Adel e à constelação de nomes internacionais já confirmados juntam-se agora também os lendários thrashers alemães DESTRUCTION, os seus conterrâneos HEAVEN SHALL BURN –- que, com seu metal injectado de hardcore, vêm reforçar ainda mais o diversidade que pauta o evento –- e os MUTANT SQUAD, a mostrar o que de melhor a Galiza tem para oferecer em termos de peso. Por seu lado, os W.A.K.O. engrossam a presença nacional, juntando-se aos SCAR FOR LIFE e MOONSHADE. OVERKILL, TRIPTYKON, AMORPHIS, BLOODBATH, ORPHANED LAND e VILDJHARTA completam até ao momento a lista de bandas agendadas para subir ao palco instalado na Quinta do Ega, em Vagos, nos dias 7, 8, e 9 de Agosto.
OS WITHIN TEMPTATION já percorreram um longo caminho nos últimos quinze anos. Apesar das suas origens humildes, a banda holandesa vendeu mais de três milhões de discos em todo o mundo e transformou-se não só na maior exportação musical holandesa em termos de vendas, mas também numa das maiores bandas internacionais de rock pesado. Estes são apenas alguns dos números do grupo liderado por Sharon den Adel: audiência mundial a bater nos 500.000 ouvintes. Lançamentos em 48 países. 30 discos de Ouro e Platina. 2 World Music Awards. 4 Export Awards. 2 MTV European Music Awards.
Dizer apenas que «Spiritual Genocide», o álbum que gravaram em 2012 para comemorar três décadas de existência, é o registo mais rápido e brutal que os DESTRUCTION alguma vez assinaram já é dizer muito em relação a uma banda que se mantém estoicamente no ativo há mais de trinta anos, nunca se desviando um milímetro sequer da sua essência pura, sem nunca recuar. Thrash de excelência, com raízes nos saudosos anos 80.
Pioneiros do metalcore em território europeu numa altura em que o género ainda não tinha sequer metade da fama que ganhou nos anos seguintes, ao longo dos últimos quinze anos os HEAVEN SHALL BURN nunca se sentaram à sombra do sucesso de congéneres norte-americanos como os Killswitch Engage ou Shadows Fall. As onze canções que compõem «Veto», editado em 2013 na sequência de «Invictus», são “só” mais um compêndio de peso inflexível e a prova que faltava de que este é um daqueles grupos que nunca vai mostrar um sinal que seja de comprometimento.
Actualmente, os MUTANT SQUAD são a cara mais conhecida do thrash feito na Galiza e têm vindo a dar que falar desde que, numa altura em que ainda não se falava em revivalismo 80s, começaram a “dar uns toques na garagem” há quase uma década. Desde as primeiras atuações na cidade natal Santiago de Compostela, o trio tem desenvolvido um som próprio, construindo lentamente a sua visão aberta do género.
Os We Are Killing Ourselves –- mais conhecidos como W.A.K.O. –- nasceram em Janeiro de 2001, no exacto momento em que um grupo de amigos com as mesmas influências musicais tentou criar o seu próprio estilo de som. O disco de estreia, «Deconstructive Essence», foieditado em Agosto de 2007 com selo da editora independente britânica Casket Music e o ano seguinte foi passado na estrada, incluindo atuações no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em 2010 gravam «The Road of Awareness», posteriormente misturado e masterizado por Josh Wilbur (nome associado aos Hatebreed e Lamb of God) em Nova Iorque.
Os bilhetes para o VAGOS OPEN AIR custam 32,00 euros (diário) e 65,00 euros (passe três dias) à venda nos locais habituais. Pack especial passe + t-shirt oficial do festival já à venda.