Em 2025, Vagos volta a ser santuário da música extrema. Quatro dias, dezenas de bandas, infinitos decibéis. De 31 de Julho a 3 de Agosto, todos os caminhos vão dar à Quinta do Ega.
Está oficialmente fechado o cartaz da edição de 2025 do muitíssimo aguardado Vagos Metal Fest, que promete ser mais uma celebração monumental do metal nas suas mais diversas expressões. Hoje, dia 8 Maio, quinta-feira, a organização do festival revelou os últimos nomes a juntar-se à programação, com destaque para o muito aguardado regresso dos norte-americanos P.O.D., que actuam em solo nacional pela primeira vez em mais de vinte anos.
A lendária Quinta do Ega, em Vagos, volta, assim, a ser o epicentro da música pesada entre 31 de Julho e 3 de Agosto, numa edição alargada a quatro dias e com alinhamento que atravessa géneros, gerações e geografias. A confirmação dos P.O.D. marca um dos momentos mais simbólicos da história recente do Vagos Metal Fest.
Naturais de San Diego, Califórnia, e com mais de 12 milhões de discos vendidos, os P.O.D. são uma das bandas mais emblemáticas da fusão entre metal alternativo, rap rock e nu-metal. Com hinos como “Youth of the Nation”, “Alive”, “Boom” ou “Satellite”, tornaram-se porta-vozes de uma geração nos anos 2000, espalhando mensagens de fé, resistência e redenção. Conhecidos pelas suas atuações explosivas, regressam a Portugal para um concerto inédito em Vagos que promete ser catártico para fãs antigos e novos.
Outro dos grandes destaques desta vaga final de confirmações é o regresso dos suecos CANDLEMASS, mestres fundadores do doom metal mais épico, que sobem ao palco para celebrar 40 anos de carreira com o espetáculo especial “40 Years Of Doom”. Com clássicos como «Solitude» e «Mirror Mirror», os músicos são uma referência incontornável do género, e a sua presença em Vagos garante um momento de peso carregado de solenidade e história.
A diversidade continua a ser palavra de ordem nesta edição. Os italianos RHAPSODY OF FIREregressam com o seu power metal sinfónico, trazendo o universo de fantasia que sempre os caracterizou; os irlandeses GAMAM BOMB prometem um espectáculo enérgico e divertido com o seu thrash; os espanhóis ANGELUS APATRIDA reafirmam-se como um dos nomes mais fortes do thrash técnico europeu; e os franceses SUBLIME CADAVERIC DECOMPOSITION acrescentam uma camada extra de brutalidade com a sua abordagem feroz ao grind/death.
O contingente nacional também surge reforçado nesta última ronda de confirmações, com nomes como SERRABULHO, BLEEDING DISPLAY, KARBONSOUL, HOCHIMINH, UNDERSAVE, MOMENTOS EXTREMOS DE OBSESSÃO, EVENFLOW, HOUSE OF DAWN e CHONTARAZ a comporem um cartaz que aposta forte no talento e diversidade da cena underground.
Estas confirmações somam-se a um alinhamento já de si impressionante. Em destaque estão os norte-americanos HATEBREED, que regressam para espalhar caos e camaradagem em partes quase iguais; os históricos do black metal norueguês MAYHEM, que celebram 40 anos de legado com um espectáculo especial, sombrio e teatral, como só eles sabem fazer; os incontornáveis MOONSPELL, orgulho nacional e presença assídua nas celebrações do metal em Portugal; e os lendários BLACK FLAG, pilares do harcore punk californiano e influência transversal na música extrema global.
O festival contará ainda com actuações de peso de nomes como Dying Fetus, Gorgoroth, Decapitated, Destruction, The Exploited, Thrown, Warbringer, Gutalax, Bizarra Locomotiva, Hills Have Eyes, entre muitos outros. Entre o death metal, black metal, punk, power metal, metalcore e todas as variantes extremas que os orbitam, a edição de 2025 do Vagos Metal Fest, apresenta aquele que é, sem margem para dúvida, o seu cartaz mais ambicioso, abrangente e audaz até à data. Os bilhetes para o festival já se encontram disponíveis, com preços fixados em 59€ para bilhetes diários e 115€ para passes gerais. As entradas podem ser adquiridas através da Ticketline, Unkind, Masqueticket, 3cket e nos pontos de venda habituais.
