«Never, Neverland», o novo álbum dos roqueiros góticos UNTO OTHERS, vai trazê-los a Portugal no início de 2025.
Oriundos de Portland, nos Estados Unidos, os roqueiros UNTO OTHERS até podem ter passado por um período menos bom após o lançamento de «Strength», em 2021, mas regressaram por fim às edições no passado dia 20 de Setembro. «Never, Neverland», o terceiro álbum dos heróis do metal gótico que já foram conhecidos como Idle Hands, marcou a sua primeira edição com selo Century Media Records e promete levá-los por caminhos entusiasmantes.
Agora que estão a preparar-se para embarcar numa digressão pelos Estados Unidos, e com o álbum já disponível para escuta integral no player em cima, os UNTO OTHERS disponibilizaram um novo single (e vídeo-clip), desta vez com a escolha a recair em «Pet Sematary», para promover as concertos que aí vêm. “Como muitos de vós já sabem, há cinco semanas, a nossa anunciada digressão pela América do Norte foi subitamente cancelada. Ainda assim, e com muito pouco tempo, a nossa excelente equipa conseguiu uma forma de manter-nos na estrada“, explica Gabriel Franco, o estratega da banda.
“Desta vez, vamos visitar cidades onde não passamos com muita frequência, ou onde nunca tocámos. Neste momento ainda há algumas datas a confirmar, mas vamos manter-vos actualizados. Esta vai ser a nossa primeira digressão nos Estados Unidos em três anos, por isso esperem concertos longos, em locais pequenos, que vão incluir temas de todo o nosso catálogo, Temos planos para chegar ao maior número possível de cidades em 2025. Até lá, obrigado pelo vosso apoio”.
«Pet Sematary» chega já na sequência de «Butterfly», «Raigeki», «Angel Of The Night», «Momma Likes The Door Closed» e «Suicide Today», totalizando um total de seis singles já retirados do álbum. “Fiquei sinceramente surpreso por não estar pedrado quando escrevi este tema, porque é, de facto, muito estranho. Contendo elementos de punk/thrash/hardcore/post punk/goth e metal”, disse a carismática voz dos UNTO OTHERS quando a «Momma Likes Coming Home» foi disponibilizada. É a nossa tentativa de recriar um filme de terror B dos anos 80 em formato musical. O Brock arrasou com o vídeo-clip! As sombras dançam pelo chão, nunca abras a porta!!!“.
A este ponto, importa recordar que, no Inverno de 2025, os UNTO OTHERS vão regressar a solo nacional acompanhados pelos britânicos GREEN LUNG. As duas muito aplaudidas bandas vão fazer-se à estrada numa digressão conjunta no Inverno de 2025, que, denominada Heathen Neverlands Tour, vai colocá-los em périplo pela Europa e tem paragem assegurada em Portugal, para um espectáculo único, a decorrer no dia 28 de Fevereiro do próximo ano, na Sala 2 do LAV – Lisboa Ao Vivo.
Quando começaram a escrever o disco, Gabriel Franco e os UNTO OTHERS, andavam a cambalear depois de dois anos de digressões pós-pandemia e vários problemas pessoais. Pois bem, não só sobreviveram a esse período complicado, como voltaram mais fortes e decididos que nunca. “O meu objectivo primordial era dar tanto impulso quanto possível a estes temas para que mais pessoas ficassem a conhecer-nos como UNTO OTHERS”, diz Franco, aludindo à mudança de nome da banda.
Essa pressão transformou-se na base para a criação de «Never, Neverland». Com um contrato assinado com a Century Media, os músicos juntaram-se ao produtor britânico Tom Dalgety (conhecido pelas suas colaborações com os Ghost e The Cult); e o que começou como uma exaltação da exaustão floresceu no trabalho mais diversificado da banda até à data. Segundo explica o vocalista e principal compositor dos UNTO OTHERS, este disco é uma fera muito diferente de «Strength» ou de «Mana», o álbum de estreia de 2019 (lançado ainda sob a designação Idle Hands).
“O «Mana» e o «Strength» quase se fundiram, tive um controlo muito rígido sobre esses dois álbuns e cada batida tinha de ser exactamente onde eu queria e como eu queria que soasse“, confessa Franco. “Com este álbum, adoptei uma abordagem muito mais livre e dei aos membros da banda muito oportunidade para colocarem a sua marca nos temas. Este é o primeiro disco em que o Brandon, o nosso baixista, faz vozes de apoio em vez de ser eu a fazè-las. Embora ainda tenha escrito a base das músicas, este é um esforço muito mais colaborativo. É o melhor que alguma vez fizemos“, conclui.
Podes ver a capa e o alinhamento completo de «Never, Neverland» em baixo. As encomendas do disco nos formatos físicos já estão disponíveis através da loja virtual da Century Media Records.
01. Butterfly | 02. Momma Likes The Door Closed | 03. Angel Of The Night | 04. Suicide Today | 05. Sunshine | 06. Glass Slippers | 07. Fame | 08. When The Kids Get Caught | 09. Flatline | 10. Time Goes On | 11. Cold World | 12. I Am The Light | 13. Farewell… | 14. Raigeki | 15. Hoops | 16. Never, Neverland