SWALLOW THE SUN, FORGOTTEN TOMB, ANTIMATTER e WHY ANGELS FALL entre as novas confirmações que encerram o cartaz da 9.ª edição do UNDER THE DOOM.
O UNDER THE DOOM FESTIVAL acaba de revelar as últimas bandas que integram o cartaz da sua 9.ª edição, a realizar-se nos dias 26 e 27 de Setembro de 2025 na Music Station, em Lisboa. Este anúncio marca o encerramento oficial do alinhamento, que já contava com nomes de peso como MY DYING BRIDE, SATURNUS ou THE RUINS OF BEVERAST, entre outros. Fiel à sua identidade eclética e atmosférica, o evento lisboeta volta a conjugar lendas do underground com propostas exclusivas e experiências imersivas, confirmando-se como um dos principais pontos de encontro para os apreciadores das sonoridades mais sombrias da música extrema.
Entre os novos nomes confirmados, grande destaque para os finlandeses SWALLOW THE SUN, que assumem o papel de cabeças-de-cartaz do primeiro dia do evento. Mestres do death/doom melódico, os autores de álbuns marcantes como «The Morning Never Came», «Ghosts Of Loss» ou o mais recente «Shining» regressam por fim a Portugal com a promessa de uma actuação intensa e emocional, onde a dor, beleza e escuridão se fundem em harmonia.
Como se isso não bastasse, o dia inicial do UNDER THE DOOM conta ainda com a participação dos italianos FORGOTTEN TOMB, percursores do black/doom depressivo e donos de um som bem corrosivo, e com os britânicos ANTIMATTER, projecto liderado por Mick Moss, que se move entre o rock atmosférico, o trip-hop e a melancolia etérea.
Uma das maiores surpresas desta edição é, no entanto, o regresso exclusivo dos nacionais WHY ANGELS FALL aos palcos para um concerto que será, certamente, único. A banda dos arredores da capital, que marcou a cena doom lusa na primeira década dos anos 2000, retorna ao activo no UNDER THE DOOM para uma celebração que promete emoção e nostalgia em igual medida.
Outro destaque será certamente a actuação dos CLOUDS, projecto de origem romena com a participação de membros dos Shape of Despair, que trazem a Lisboa a sua abordagem atmosférica ao funeral doom, num espectáculo que promete intensidade e beleza melancólica. Também confirmada está a presença dos italianos INVERNOIR, uma das propostas mais elegantes e melódicas da nova vaga doom/goth. A abrir o festival, estarão os lusos EARTH DRIVE, dignos representantes do post-metal e stoner nacional, donos de um percurso incrivelmente sólido – em estúdio, e em palco.
Com o cartaz completo, estão finalmente disponíveis os bilhetes diários para o UNDER THE DOOM FESTIVAL, podendo ser já adquiridos através da Unkind.pt.. A partir do próximo dia 1 de Maio, os ingressos também estarão à venda em toda a rede MeoBlueticket, assim como nas lojas Fnac, Worten e CTT. O passe geral para os dois dias do evento custa 95€, enquanto os bilhetes diários têm o valor de 50€.
