“Prefiro afastar-me a ser a sombra de mim próprio” — o vocalista dos TWISTED SISTER explica que já não consegue manter a intensidade exigida pela banda.
Sem que nada o fizesse prever, os TWISTED SISTER anunciaram o cancelamento de todos os concertos de reunião previstos para 2026, numa decisão motivada por uma série de problemas de saúde que têm vindo a afectar Dee Snider. O anúncio põe fim, pelo menos para já, às celebrações do 50.º aniversário do grupo, que deveriam arrancar a 25 de Abril, em São Paulo, no Brasil, e prolongar-se ao longo do Verão.
Segundo informação tornada pública esta quinta-feira, uma vida inteira de actuações marcadas por uma entrega física extrema acabou por cobrar um preço elevado ao vocalista de 70 anos. Sem que o assunto tivesse sido anteriormente divulgado, Dee Snider sofre de artrite degenerativa e foi submetido a várias cirurgias ao longo dos anos, conseguindo actualmente cantar apenas alguns temas de cada vez, e mesmo assim com dores significativas.
A este quadro junta-se ainda um problema cardíaco recentemente identificado, que impede o vocalista de continuar a actuar com o mesmo nível de intensidade que sempre definiu a identidade dos TWISTED SISTER. Num comunicado oficial assinado apenas pelos guitarristas Jay Jay French e Eddie Ojeda, ambos em representação da French Management Enterprises, publicado nos canais oficiais da banda. os músicos confirmam o cancelamento integral da digressão e deixam em aberto o futuro do grupo.
“Com pesar, os TWISTED SISTER vêem-se forçados a cancelar a digressão de celebração do 50.º aniversário”, lê-se na nota. “Devido à súbita e inesperada decisão do vocalista Dee Snider, provocada por uma série de problemas de saúde, a banda foi forçada a cancelar todos os concertos agendados, a começar a 25 de Abril em São Paulo, no Brasil, e continuando ao longo do Verão. O futuro dos TWISTED SISTER será determinado nas próximas semanas. Fiquem atentos a novidades.”
Numa declaração separada, Dee Snider explicou de forma directa as razões que o levaram a tomar esta decisão difícil, sublinhando que não concebe a sua actividade artística sem um nível máximo de entrega: “Não conheço outra forma de fazer rock. A ideia de abrandar é inaceitável para mim. Prefiro afastar-me a ser a sombra de mim próprio.” Esta afirmação reforça a imagem de um artista que sempre associou a sua carreira a uma performance bastante intensa, mesmo quando isso implicava um elevado desgaste físico.
Os concertos de 2026 estavam pensados como uma reunião parcial dos TWISTED SISTER, contando com os três membros nucleares da banda: Dee Snider, Jay Jay French e Eddie Ojeda. O baixista Mark “The Animal” Mendoza não iria participar nesta celebração, sendo substituído por Russell Pzütto, músico que tem acompanhado Snider nos seus projectos a solo ao longo dos anos. Na bateria, o lugar seria ocupado por Joe Franco, que chegou a integrar a banda em meados de 80, assumindo a posição deixada vaga por A.J. Pero, falecido em 2015, aos 55 anos.
Com este cancelamento, fica em suspenso qualquer plano imediato de regresso aos palcos por parte dos TWISTED SISTER, uma das bandas mais emblemáticas do hard rock norte-americano da década de 80. A incerteza quanto ao futuro do grupo é assumida no próprio comunicado, restando agora aguardar por novos desenvolvimentos nas próximas semanas, numa altura em que a saúde de Dee Snider se impõe como prioridade absoluta.











