Matt Heafy, o incansável timoneiro dos TRIVIUM, detalha um processo criativo “à moda antiga” para aquele que será o próximo álbum da banda norte-americana.
Apesar do revés com que foram confrontados recentemente, a criatividade dos TRIVIUM está em plena ebulição e, segundo o próprio Matt Heafy, o grupo acaba de concluir um conjunto de novos temas que prometem marcar um ponto de viragem na abordagem criativa da banda norte-americana. Embora estas canções ainda estejam por lançar, o vocalista e guitarrista recorreu às redes sociais para partilhar detalhes reveladores sobre o processo que conduziu à sua criação — e tudo aponta para um regresso consciente às raízes.
“Enquanto esperamos pacientemente pela conclusão da arte e também pela preparação do vídeo-clip para uma destas novas músicas — que foram completamente feitas por nós no hangar que construímos… fico curioso: como acham que estas músicas vão soar?”, escreveu Heafy, desafiando os fãs a anteciparem o resultado desta nova fase.
Segundo o músico, o novo material nasceu num ambiente de grande coesão e disciplina criativa, com regras bem definidas que visavam resgatar o espírito de camaradagem e espontaneidade dos primeiros tempos dos TRIVIUM: “Impusemos algumas limitações incríveis a nós próprios; só escrevemos juntos, no hangar, como banda. Se alguém não estivesse presente, não escrevíamos. Para além disso, não enviámos quaisquer maquetas previamente feitas no portátil ou em MIDI uns aos outros.”
Esta opção deliberada de evitar tecnologias de composição remota representa um claro afastamento dos métodos mais comuns na indústria actual — e, acima de tudo, mostra um esforço deliberado para que os TRIVIUM consigam recuperar a energia crua dos ensaios de garagem. “Queríamos voltar aos tempos de garagem — e às mesmas ferramentas que teríamos nessa altura. Quatro amigos e os seus instrumentos.”
Mais que um mero espaço de ensaio, o hangar mencionado por Matt Heafy foi inteiramente construído e equipado pelos próprios mebrosos dos TRIVIUM, que se envolveram directamente em toda a instalação do estúdio, reforçando o carácter artesanal e colectivo do projeto. “Fizemos tudo no nosso quartel-general — que construímos juntos. Todos trabalhámos para montar, planear e transformar hangar no nosso estúdio definitivo — pusemos as colunas nas paredes como banda, passámos cabos pelas paredes como banda — e foi, sem dúvida, um esforço de equipa.”
Apesar de ainda não haver uma data anunciada para o lançamento dos novos temas, a publicação deixa claro que os TRIVIUM se encontram numa fase criativamente fértil e focada. Após mais de duas décadas de carreira, o quarteto parece empenhada em desafiar os seus próprios métodos e em renovar o vínculo entre os seus membros, colocando a essência do trabalho em grupo no centro da criação musical. “Mal podemos esperar para que oiçam este material!”, conclui Heafy, alimentando a expectativa de milhares de fãs que aguardam impacientemente o próximo capítulo discográfico da banda de Orlando, na Florida.
Com uma extensa discografia que evoluiu paulatinamente do metalcore do clássico «Ascendancy» até aos elementos mais progressivos e épicos de «In The Court Of The Dragon», resta agora saber como esta experiência de gravação “à moda antiga” influenciará o som e a atitude dos novos temas. O que é certo é que os TRIVIUM continuam a demonstrar que não têm medo de arriscar — mesmo que isso signifique voltarem ao ponto de partida.