Os suecos TRIBULATION vão lançar o seu novo álbum, intitulado «Where The Gloom Becomes Sound», a 29 de Janeiro através da Metal Blade Records na América do Norte e da Century Media Records no resto do mundo. De forma a antecipar o lançamento, a banda — que passou há não muito tempo pela Saja Tejo, da Altice Arena, ao lado dos conterrâneos GHOST — lançou agora um terceiro single de avanço ao disco. O vídeo-clip de «Funeral Pyre», que foi realizado por Claudio Marino, pode ser visto no player em cima.
Os TRIBULATION entraram no Studio Ryssviken, de Linus Björklund, em Abril de 2020 e sairam quase dois meses depois. O grupo usou os primeiros dez dias do seu tempo de estúdio para ensaiar. Depois, em conjunto com o co-produtor Jamie Elton, os músicos começaram a martelar os rudimentos do processo de gravação. Elton, que também é o técnico de som da banda ao vivo, assumiu as rédeas de Martin Ehrencrona, que dirigiu as sessões de gravação de «Down Below», em 2018, criando, segundo comunicado de imprensa, “uma produção bem equipada, que é luxuosamente sombria e convidativa em termos sonoros.”
Recorde-se que, no mês passado, a banda anunciou da saída de um dos seus principais compositores, o guitarrista Jonathan Húlten, que é também uma das caras mais conhecida da banda de Arvika, e a sua substituição por Joseph Tholl, que já passou por grupos como ENFORCER, BLACK TRIP e HAZARD, entre outros, e que actualmente está activo também com os VOJD. Num comunicado assinado pela banda, por Húlten e por Tholl pode ler-se: “Após 16 anos de partilha e cooperação criativa, expressiva, artística e espiritual, o Jonathan decidiu deixar a banda para seguir o que quer que a vida lhe tenha reservado para o futuro“, declara a banda. “Sabemos que tudo o que ele decidir fazer no futuro, fará da mesma forma sincera, envolvente e meticulosa com que enfrentou as provações e as tribulações que são os Tribulation, desejamos-lhe muita sorte nesses empreendimentos“.