TRIBAL GAZE

TRIBAL GAZE lançam um demolidor novo single, intitulado «Beyond Recognition» [vídeo-clip]

O primeiro tema de avanço para «Inveighing Brilliance», que chega em Outubro, mostra a face mais impiedosa dos brutalistas texanos TRIBAL GAZE.

O colectivo texano TRIBAL GAZE revelou recentemente o novo single sugestivamente intitulado «Beyond Recognition», acompanhado por um intenso vídeo-clip realizado por David Brodsky (conhecido pelo seu trabalho com os CATTLE DECAPITATION e CANNIBAL CORPSE). A faixa serve como primeiro avanço para o aguardado segundo álbum da banda, «Inveighing Brilliance», que chegará a 17 de Outubro através da Nuclear Blast Records, assinalando assim a estreia dos norte-americanos na editora.

Sucessor do aclamado «The Nine Choirs», de 2022, o novo registo promete uma abordagem ainda mais feroz e sombria, mantendo o enraizamento no death metal old school, mas com a intensidade e clareza de produção contemporâneas. Segundo Quintin Stauts, guitarrista e principal compositor dos TRIBAL GAZE, “este novo álbum, como os outros, é a nossa tentativa de criar partes memoráveis nas canções. Partes que te obrigam a rebobinar e ouvir de novo.

O nosso objectivo é sempre fazer temas que nós próprios adoramos ouvir. Estamos só a tentar acrescentar algo de valor ao mundo do death metal. O nosso novo single, intitulado «Beyond Recognition», é uma boa representação de onde estamos mentalmente — zangados nas partes rápidas, zangados nas partes lentas”.

O conceito de «Inveighing Brilliance» assenta “numa reflexão sobre a ilusão de beleza na natureza e na existência, explorando a brutalidade que se esconde mesmo nos momentos de luz. É um olhar sem filtros para a dualidade do mundo natural e humano, onde a sobrevivência implica violência e perda“, lê-se no comunicado de imprensa. Musicalmente, temas como «Beyond Recognition» e «To The Spoils Of Faith» expandem estes panoramas apocalípticos: o primeiro imagina uma força exterior a destruir a humanidade em julgamento da sua arrogância, sustentado por alguns dos riffs mais esmagadores da carreira da banda; o segundo desafia a fé cega com fúria mecanizada e métricas complexas.

Após alguns anos a labutar no underground, os TRIBAL GAZE parecem agora aptos a conquistar novos horizontes — e a assinatura de um contrato com a Nuclear Blast Records foi o resultado de uma escalada orgânica e intensa. Na sequência de digressões com bandas como os também muito alogiados FROZEN SOUL, os músicos texanos chamaram a atenção de Monte Conner, lendário A&R da editora, que chegou a ficar à espera à porta de um concerto em Nova Iorque para expressar o seu interesse pela banda. Este encontro marcou assim o início de uma nova fase para os TRIBAL GAZE, agora com o respaldo de uma estrutura que incentiva a liberdade criativa.

O lançamento de «Inveighing Brilliance», que já pode ser pré-encomendado através da loja oficial da Nuclear Blast Records, será acompanhado também por uma digressão norte-americana, durante a qual vão partilhar palcos com nomes tão respeitados como THE ACACIA STRAIN, CATTLE DECAPITATION, ABORTED e FROZEN SOUL. Resultado, com «Beyond Recognition», os TRIBAL GAZE abrem assim a porta para mais um disco que promete ser tão impiedoso quanto reflexivo — um manifesto de violência sonora e visão artística inabalável.

01. Smiling From Their Chariots | 02. Beyond Recognition | 03. Emptying The Nest | 04. Guarding The Illusion | 05. To The Spoils Of Faith | 06. Ruling In A Land With No God | 07. The Irreversible Sequence | 08. Inveighing Brilliance | 09. Draped In Piercing Radiance Lord Of Blasphemy