TRENT REZNOR

TRENT REZNOR e Atticus Ross, com Bryan Ferry e Amelia Barratt, para ouvir [streaming]

Enquanto não há novidades relativamente ao novo álbum dos NINE INCH NAILS, TRENT REZNOR vai mantendo-se ocupado com colaborações como esta.

Trent Reznor e Atticus Ross, dos NINE INCH NAILS, contribuíram para o tema «Star», de Bryan Ferry, dos ROXY MUSIC e timoneiro de uma bem sucedida carreira a solo. As origens da canção remontam a uma demo dos referidos astros do metal industrial, com Ferry a completar posteriormente o tema com a ajuda da convidada Amelia Barratt. Esta canção estará incluída na próxima compilação de Ferry, que será lançado no dia 5 de Outubro.

Primeiro, a faixa, que integra agora a colectânea de cinco discos «Retrospective: Selected Recordings», começou como uma maqueta, que Trent Reznor, enviou a Ferry, que por sua vez se juntou a Barratt para transformar a ideia inicial em «Star», com Barratt a assumir as linhas vocais principais na canção. “Há uns anos, ajudei a Barratt a gravar um livro em áudio aqui no meu estúdio. Fiquei muito impressionado com a escrita dela, e esta é a primeira canção que fizemos juntos,” diz Ferry numa declaração. “Estou muito entusiasmado com este novo trabalho – há muito mais por vir.

Embora Brian Ferry tenha lançado nova música de forma esporádica ao longo das últimas décadas, faz isso normalmente sob a forma de clássicos re imaginados do seu catálogo com os ROXY MUSIC e a solo (como «The Jazz Age», orquestral, em 2012, e «Bitter-Sweet», em 2018) ou álbuns de versões, sendo que uma reinterpretação de “She Belongs to Me” de Bob Dylan, anteriormente não lançada, também fará parte da colectânea. «Star» marca a primeira nova música original de Ferry desde «Avonmore», de 2014.

Trent Reznor e Atticus Ross lançaram recentemente a banda-sonora do filme Challengers, realizado por Luca Guadagnino. «Challengers (Original Score)», que inclui uma colaboração com Guadagnino na faixa «Compress / Repress», pode ser escutado no player em baixo. O filme conta com Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor no elenco.

refutando todas as piores expectativas, parece que a banda poderá lançar um novo álbum em algum momento no futuro. No Verão passado, Trent Reznor admitiu que estava focado em ser um homem de família e que priorizava ver os seus filhos crescerem em vez de fazer digressões e lançar um novo disco dos NINE INCH NAILS.

Numa entrevista de duas horas no podcast ‘Tetragrammaton’, de Rick Rubin, Trent, pai de cinco filhos, admitiu que a pandemia foi uma “revelação” que lhe permitiu perceber que as suas prioridades devem ser ficar em casa e ser um bom homem de família. “Sinceramente, não quero fazer nada por agora”, disse ele. “Quero só sentir-me bem e quero ter a certeza de que a minha família também está bem. Se for assim, tudo bem. Não quero ficar longe dos meus filhos, nem pensar nisso.”

Dadas as razões para não querer ir em tour, a sua explicação para não querer lançar música nova com os NINE INCH NAILS eram muito diferentes, com Reznor a alegar que a “falta de importância que a música tem no mundo de hoje” o deixa a sentir-se “um pouco derrotado“. “Em geral, parece-me — e estou a dizer isto como um homem de 57 anos — que a música costumava ser aquilo em que eu estava a focado; era aquilo que fazia quando tinha tempo livre”, explicou Trent Reznor na conversa que podes escutar ali em baixo.