O terceiro single de avanço, e tema-título, do novo álbum dos TOXIKULL, «Under The Southern Light», afirma-se como a proverbial banda-sonora para o Sul da Europa.
Com os pés bem firmes na encruzilhada em que o heavy metal dominava tanto o rádio quanto as arenas e o som das guitarras distorcidas dominavam os bares da Sunset Strip de Los Angeles, hoje, quinta-feira, 31 de Janeiro de 2024, os portugueses TOXIKULL têm o enorme prazer de revelar o explosivo terceiro single de avanço para o seu novo álbum «Under The Southern Light», que vai ser lançado no próximo dia 23 de Fevereiro através da independente germânica Dying Victims Productions.
Intitulado «Under The Southern Light», o tema dá nome ao álbum e afirma-se como um épico de heavy metal com influências hard roqueiras.
“Oh is it worth it, to live and then to die?“. «Under The Southern Light», o tema, é um desabafo, uma crítica, mas também um raio de esperança para todos aqueles que vivem no Sul da Europa. “Quisemos transmitir ao mundo, em forma de som, a sensação de viver em terras cuja luz intensa nos cega, em vez de nos fazer florescer. A luz que nos alimenta é a mesma que nos queima“, diz o vocalista Lex Thunder. “E a luz que nos faz sonhar é a mesma que nos acorrenta e nos mantém próximos das sombras“.
“Valerá a pena sonhar para depois morrer?”. O cantor dos TOXIKULL esclarece: “É uma pergunta existencial que me faço bastante, sobretudo quando o mundo nos mostra que estamos destinados ao fado, à tentativa de chegar as estrelas, mas que nada mais conseguimos senão tocar nos seus rastos. Ao mesmo tempo, há sempre esperança para um reverter da situação, um utilizarmo-nos da própria luz para enfrentarmos toda a escuridão existente nestas e noutras terras. Nunca esquecer, que we are the sons of the Southern Light!”.
Recorde-se que os TOXIKULL anunciaram recentemente dois concertos oficiais de apresentação do seu novo álbum «Under The Southern Light», que vai ser lançado a 23 de Fevereiro de 2024 através da independente germânica Dying Victims Productions. Uns dias depois, a 1 e 2 de Março, a banda sobe ao palco do RCA Club e do Bourbon Room, em Lisboa e no Porto, respectivamente, para apresentar com toda a pompa e circunstância um proverbial manifesto de heavy metal puro e duro, assinado por um grupo de músicos que tem os seus pés bem assentes na tradição da música pesada feita durante os gloriosos 80s.
A 1 de Março, no palco do RCA Club, em Lisboa, os TOXIKULL contam com o “apoio” de duas forças imparáveis do metal nacional: os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM, sem qualquer dúvida um dos nomes mais marcantes do black metal nacional dos 90s, e os ALPHA WARHEAD, a nova força do thrash luso, cujo álbum de estreia foi lançado em 2023. Juntos, prometem uma noite electrizante, num cartaz que destaca a diversidade do actual panorama metaleiro em Portugal.
No dia seguinte, 2 de Março, os TOXIKULL sobem ao palco do Bourbon Room, no Porto, onde se vão juntar à festa os porta-estandartes do heavy metal LYZZÄRD, WAROUT,nome emergente cuja sonoridade procura capturar a essência do thrash clássico, e ainda os LADON HEADS, que reunem novo talento em ascensão, apostado em explorar uma visão revivalista e tradicional do metal mais old school. Uma tríade explosiva, protagonista de uma noite em que os sons clássicos do metal vão certamente reinar.
Os bilhetes para o concerto em Lisboa já estão disponíveis através da Unkind.pt e do site do RCA Club. Os ingressos para o espectáculo no Porto podem ser adquiridos em Larvae.pt.