TOXIKULL: «Morredouro» [estreia exclusiva]

A continuidade da box-set dos TOXIKULL faz-se novamente em português, desta feita versão lusa, com o profeta Belathauzer como convidado. Depois de Marta Gabriel, Zach Schottler e Armando, chega a vez do vocalista dos FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM e ELS FOCS NEGRES. “Nós somos grandes fãs de Filii Nigrantium Infernalium e o Belathauzer é um grande fã de Toxikull”, é assim que Lex Thunder, vocalista dos power thrashers, descreve uma “relação de amizade” que “já dura há alguns anos; Filii é para mim a melhor banda portuguesa, e é aquela banda que oiço todos os dias e que me dá arrepios”. Para lá da música, todos são “bons amigos e creio que temos uma química musical e lírica muito semelhante”, explica, referindo que “vemos a arte da mesma maneira”, por isso “foi um convidado inevitável e obrigatório, já estava nos nossos planos desde o inicio. O também guitarrista levanta ainda o véu revelando que “na verdade, o Belathauzer gravar uma música connosco é uma moeda de troca, mas sobre isso não posso adiantar muito mais”.

Entretanto, o calendário estabelecido para o lançamento dos singles atrasou um pouco, mas “por boas razões, visto que somos uma banda que não vivemos apenas disto, somos nós que produzimos a grande parte das coisas, e estamos em plena pandemia viral e também mental e social, decidimos fazer as coisas com mais calma e bem-feitas do que fazer á pressa só para cumprir calendário”. De qualquer forma, fica a promessa de que, em Abril, a colecção vai ficar completa. Pelo meio, mesmo antes deste lançamento, a banda fez uma digressão por Espanha, como primeira parte dos germânicos S.D.I., numa série de concerto que Alex diz não podiam “ter corrido melhor, foram um sucesso, viemos de lá com o coração cheio”. O músico revelou que “o público espanhol tem um grande amor por nós e nós por eles e, mesmo em época de COVID houve muita gente a ir aos concertos, a comprar merch, a celebrar o Heavy Metal!” Nesta mesma digressão, registou-se a estreia do novo baterista, Tomás, que é “capaz de ser dos fãs mais antigos de Toxikull. Segue a banda desde o seu inicio e, por exemplo, tem em sua posse o merch e CDS de todo o sempre de Toxikull e conhece as músicas de trás para a frente”, explica Alex, referindo ainda que o novo elementos é “também um amigo com quem costumamos beber copos ao fim de semana e também é de Cascais”.

O processo de escolha foi demorado. A principal “razão de termos demorado a chegar á conclusão que ele seria o nosso baterista é pela falta de experiencia da parte dele”, explica, “o primeiro concerto da vida dele foi com Toxikull em Oviedo, Espanha”. Afirmando que “nós somos uma banda com alguma rodagem e ele não, e temíamos que essa parte nos pudesse afetar, mas parece que não, ele foi feito para isto, pois fez uma tournée implacável, e tem uma margem de progressão enorme!

A partir desta segunda-feira, o tema agora estreado em exclusivo pela LOUD! passa a estar disponível nas plataformas digitais e pode ser encomendado em formato físico para amazingrecordsportugal@gmail.com.