Tal como anunciado previamente, o quarteto nacional TOXIKULL reservou o ano de 2021 para uma edição muito especial, intitulada «Warriors Collection». Lançada fisicamente pela Amazing Records no formato de boxset, esta «Warriors Collection» trata-se uma caixa onde cada coleccionador poderá colocar cada single que sairá no formato de cardboard sleeve ao longo dos meses de 2021. Segundo press-release, “este trabalho não é um álbum nem um EP, mas sim uma colecção de seis singles que serão lançados durante o ano 2021“. Cada um dos temas conta com a participação de um convidado especial e estão planeados seis lançamentos.
Esta será a sequência muito especial para «Cursed And Punished», álbum editado em 2019. “Como fomos privados de fazer tournées e de tocar ao vivo, pensámos num formato que nos permitisse manter a chama viva nestes tempos complicados para qualquer artista “, explica Michael Blade, o guitarrista da banda de Cascais. “Esta é a base do «Warriors Collection», chegar a todos os metálicos e juntar a comunidade do heavy metal através da música de que mais gostamos. E qual a melhor maneira de conseguir isso, do que colaborar com pessoas que não apenas são uma inspiração para nós, mas que carregam a bandeira do metal como mais ninguém?”.
O primeiro single, que podes ouvir no player em cima, intitula-se «Metal Defender» e conta com a participação de Zach Schottler, dos canadianos SKULL FIST, como convidado e é hoje posto à venda. O tema foi gravado nos The Pentagon Audiomanufacter, com produção de Fernando Matias, contando com Emídio Alexandre na bateria. Lex Thunder, guitarrista e vocalista fo grupo, revela que “toda a ideia da coleção veio da colaboração com o Zach”. O frontman disse ainda conhecerem-se “desde 2019, quando fizemos alguns concertos juntos, tendo resultado uma boa irmandade entre ambos os grupos”. Já na fase de pandemia, os TOXIKULL colacaram um riff na sua conta oficial de Instagram, tendo Zach comentado que o iria roubar. A partir daí surgiu o convite para a participação. “Os Skull Fist foram sempre uma grande influência em nós, desde os primeiros anos dos Toxikull. Identificamos-nos com a sua atitude de nunca desistir do heavy metal”, revela o vocalista. O novo tema, agora estreado, fala de “conquistar o mundo, tocando música, da adrenalina de estar na estrada, incendiar palcos, das aventuras de procurar a glória mesmo em tempos sombrios como estes”.