De momento, os TOXIKULL são, sem dúvida, o nome mais internacional do thrash old school nacional. Terem os dois pés dentro do heavy tradicional também ajuda à popularidade, até por integrarem uma vaga europeia que soube absorver (bem) múltiplas referências dos anos 80 e 90. Pois bem, a banda faz muito mais que “apenas” bons singles. Para começar, já esta sexta-feira, 8 de Abril, juntam-se aos JARDA para um concerto no Woodstock 69, na cidade do Porto. Para lá da festa que se espera, a LOUD! está em condições de revelar que a passagem do grupo pela Invicta, e por Vitória Gasteiz, no Sábado seguinte, servirá para a gravação do próximo vídeo clip da banda, que servirá para ilustrar o próximo single, o quinto dos seis prometidos. Depois, a nova digressão que incluirá mais de duas dezenas de datas, terá início a 28 de Outubro, em Valladolid, Espanha. Com conclusão apontada para 19 de Novembro em Murcia, também Espanha, passará por vários países, tal como França, Bélgica, Alemanha, República Checa e Áustria. Apelidada Metal Defender European Tour 2022, ainda possui datas em reserva, bem como carece de nomes de suporte, mas será, certamente, a digressão mais forte realizada até hoje pelo quarteto.
“Na verdade, esta tournée já era para ter acontecido em Setembro de 2020 mas com a pandemia tivemos que a cancelar”, revela Lex Thunder à LOUD!. “A tournée está a ser marcada pelo nosso agente europeu, o Dado, da Apocalypse Extreme Agency, e a parte espanhola pela nossa agência ibérica Hueso Producciones”. De acordo com o vocalista e guitarrista, “temos fãs a pedir já há algum tempo para tocarmos em diversos países e, na nossa opinião, expandir horizontes é um ponto vital para o sucesso de qualquer banda, logo a expectativa é de conquista e de poder mostrar à Europa a nossa música, conhecer novas pessoas e novos sítios e obviamente de muito rock’n’roll! Nascemos para isto!”. Entretanto, a passagem pelo Porto, “cidade que adoramos, e em que corre tudo sempre da melhor maneira possível”, terá como particularidade o facto de ser “a primeira vez no Woodstock 69 e logo como convidados especiais do concerto de apresentação do álbum dos amigos JARDA”. Além disso, será a primeira data do novo baterista, a norte. “O Tomás Oliveira, ainda estamos a decidir um nome artístico, é um amigo e fã desde os primórdios dos Toxikull, logo a sua integração foi super fácil. Talvez seja um pouco desconhecido no meio, pois é a sua primeira banda, mas não é por isso que não está à altura do desafio, o Tomás é um excelente baterista e esperamos contar com ele durante muitos anos!”
Entretanto, o Woodstock 69 continua a apostar na música ao vivo, sobretudo na vertente mais pesada. Neste mês de Abril, depois dos JARDA e TOXIKULL, será a vez dos VOID’S LEGION, DOWNFALL OF MANKIND e ALL KINGDOM’S FALL actuarem no Sábado, dia 9 de Abril. Os MIDNIGHT PRIEST e WANDERER tocam a 14. MISLEADING e MANO DE PIEDRA a 23. No dia seguinte, será a vez dos GHOSTS OF PORT ROYAL subirem ao palco, juntamente com os 47 DE FEVEREIRO. Finalmente, o mês encerra em grande com SUN MAMMUTH e AMATERAZU, a 30. No domingo de Páscoa, 17 de Abril, o bar será um dos três envolvidos no festival PELA MADEIRA ADENTRO.