Esta é a pergunta que todos andamos a fazer desde o lançamento do quarto álbum de estúdio dos TOOL, «10,000 Days» em 2006: porquê tamanha demora para lançarem o seu sucessor? Agora, numa nova entrevista no podcast Joe Rogan Experience, o vocalista Maynard James Keenan explicou — entre muitos outros tópicos espalhados por uma conversa de quase duas horas — porque é que o novo álbum da banda, «Fear Inoculum», demorou tanto tempo a ficar pronto. “Provavelmente há alguns fãs dos Tool a ouvirem este podcast especificamente para ficaram a par de algumas notícias, por isso, ao invés de ser um idiota e esperar até o final, provavelmente deveria começar por aí“, disse Keenan a Rogan logo nos minutos iniciais da conversa (que pode ser ouvida ena íntegra em cima).
“Nós quatro temos muito trabalho e, só para chegar a algum lugar, oh meu Deus“, começa por explicar o vocalista. “Tudo nesta banda é uma reunião do comité e acabamos por nunca chegar a lado nenhum. O obstáculo é o sucesso. Quando tens sucesso, achas que estás certo sobre tudo e tens a certeza disso como alguém que pensa: ‘eu estou certo e tu estás errado, porque eu tenho sucesso e somos bem-sucedidos por minha causa, não por tua causa.‘ Para nós não é assim tão mau, mas há uma dinâmica de ‘eu quero fazer isto e sempre consegui seguir o meu caminho e é por isso que somos bem sucedidos, porque não comprometo isto ou aquilo’. Eu também sou assim. Aliás, sou totalmente assim.“
Para além disso, Maynard James Keenan também explicou porque foi preciso uma eternidade para que a música dos TOOL pudesse ser comprada ou ouvida nas plataformas digitais (algo que acontecerá finalmente a partir da próxima sexta-feira). “Nós somos uma banda muito difícil“, confirma o músico. “Somos muito teimosos e meio ignorantes sobre o que acontece no resto do mundo… Aquela coisa do Betamax não funcionou para nós, nem o LaserDisc, por isso, agora que temos esta cena nova chamada digital media e streaming, vamos experimentar e dar-lhe uma oportunidade.” Apesar do sarcasmo, a verdade é que Keenan pareceu aliviado por finalmente poder divulgar algumas informações úteis, acrescentando: “Estou a tirar muito peso do meu peito.“