TOOL

Os TOOL deram um concerto numa sala pequena — algo que não acontecia há décadas [vídeo]

Uma celebração singular do talento intemporal de Justin Chancellor e da energia visceral dos TOOL, uma banda que continua a redefinir os limites da música pesada.

Na noite da passada quinta-feira, 23 de Janeiro, os lendários TOOL ofereceram aos seus fãs uma surpresa memorável com uma actuação surpresa no evento Bass Magazine Awards, em Santa Ana, na Califórnia. A ocasião foi marcada pela entrega de um prémio de carreira a Justin Chancellor, exímio baixista da banda, que recebeu a distinção pelo seu “feitiço e alquimia no baixo”, como disseram os seus companheiros. Este espectáculo, de que podes ver algumas imagens em baixo, decorreu na icónica The Observatory, uma sala de capacidade para cerca de 1.200 pessoas, proporcionando uma experiência rara e intimista.

A banda deu início à actuação com «Schism», tema retirado de «Lateralus», de 2001, cuja linha de baixo é amplamente reconhecida como uma das melhores do metal, segundo votação realizada pela Revolver. De seguida, o público foi transportado para o universo do LP «10,000 Days», de 2006, com a poderosa «Jambi», encerrando o alinhamento de apenas duas músicas com a mesma intensidade já característica que define os TOOL.

Embora esta actuação na The Observatory tenha sido uma oportunidade única para ver os TOOL num ambiente tão próximo e descontraído, os fãs podem esperar mais da banda em 2025. Apesar de não haver novas datas em clubes previstas até ao momento, a banda vai encabeçar o festival Live In The Sand, que acontece entre 7 e 9 de Março em Punta Cana, na República Dominicana. Este evento conta ainda com actuações dos Mastodon, Primus, Coheed And Cambria, Eagles Of Death Metal, King’s X e Fishbone, entre outros.