O exímio Danny Carey, dos TOOL, no seu melhor, a tocar um dos temas mais elaborados de «Fear Inoculum».
A Vic Firth partilhou um vídeo de um dos seus artistas mais famosos no espectro da música pesada, Danny Carey, dos TOOL, a tocar o tema «Pneuma» com seus colegas de banda, em Boston, no Massachusetts. O clip, disponível no player em baixo, tanto pode deixar de queixo caído como desmotivar profundamente qualquer aspirante a baterista em início de carreira.
Durante os espectáculos da sua mais recente digressão, os TOOL andaram a tocar sets de duas horas e meia, apoiados nos cinco álbuns que gravaram ao longo da sua carreira. «Fear Inoculum» de 2019 e «Lateralus» de 2001 fizeram as maiores despesas dos alinhamentos, com cerca de quatro temas de cada um desses discos a serem interpretados todas as noites. Desde 1995, a formação dos TOOL continua a ser composta por Carey, pelo vocalista Maynard James Keenan, pelo guitarrista Adam Jones e pelo baixista Justin Chancellor.
Os TOOL são famosos pelo seu metal progressivo e matematicamente complexo, com os seus temas a exigirem proficiência física por parte dos elementos da banda, especialmente do baterista Danny Carey, que revelou recentemente quais as que são mais difíceis de tocar. A mais difícil em termos de resistência? Carey aponta «The Grudge», do álbum «Lateralus», de 2001.
A música apresenta compassos irregulares, fills copiosos e uma miríade de padrões durante os seus quase nove minutos de duração. “Bem, no que toca a resistência, a mais difícil é a «The Grudge» porque, se não estiver em forma, até fico com as mãos doridas por causa dos triplets”, disse Carey a Joe Slaby, o seu técnico de bateria, num vídeo do Instagram. “É apenas uma música muito física no geral, e há também alguns apontamentos de pedal-duplo que são desafiantes.”