O Adam Jones, dos TOOL, tem-se afirmado como um dos guitarristas mais inovadores da esfera rock nos últimos trinta anos. Agora, vai ter finalmente a sua própria guitarra de assinatura, uma rélica da sua Gibson Les Paul Custom de 1979. Além disso, o músico decidiu celebrar o instrumento com um tema novo, que serve de banda-sonora a uma curta-metragem de animação, intitulada “The Witness”, criada também por si. A composição é instrumental, mas conta com a participação da secção rítmica dos TOOL, o baterista Danny Carey e o baixista Justin Chancellor, sendo — muito provavelmente — o mais próximo que vamos estar de ouvir nova música do grupo em 2020.
Segundo comunicado de imprensa, a Custom Shop Murphy Lab da Gibson decidiu recriar a Adam’s # 1 Guitar: uma Silverburst Gibson Les Paul, de 1979. Ao longo dos anos, a guitarra tornou-se um pilar no arsenal de Jones e teve enorme destaque na digressão de promoção ao mais recente álbum da banda californiana, «Fear Inoculum», no ano passado. A guitarra é um clone exato do instrumento utilizado por Jones e estará disponível em duas versões: um modelo sem tratamento de envelhecimento, que é listado nos oito mil e oitocentos euros e alegadamente limitado a 179 unidades; e um modelo autografado e com tratamento de envelhecimento, limitado a 79 unidades, cujo preço vai bater nos onze mil quatrocentos e sessenta euros.
Recorde-se que, no passado dia 9 de Agosto, Danny Carey, o baterista dos TOOL, falou com o membro fundador dos SKINNY PUPPY, cEvin Key (conhecido como Kevin Crompton), sobre como ele e os seus companheiros de banda têm passado este tempo de inactividade provocado pela pandemia do novo Coronavírus. “Os TOOL não têm estado a ensaiar“, começou por explicar o baterista. “Estamos apenas a fazer um hiato. Não há nada a acontecer realmente. No entanto, acho que já está na hora. O que se passou foi que mantivemos sempre uma esperança de voltar à estrada, por isso estávamos naquela de aproveitar este tempo morto enquanto durasse, mas agora parece que esta situação se pode estender pelo resto do ano, por isso temos de levantar a cabeça e começar a funcionar — talvez lançar outro EP, pelo menos, ou algo desse género. Desde o nosso primeiro lançamento — que foi um EP — nunca mais fizemos nada assim, por isso acho que seria fixe se o fizessemos. Neste momento não temos contrato com nenhuma editora — somos, basicamente, agentes livres –, por isso podemos lançar o que quisermos, o que é uma sensação muito boa.” «Fear Inoculum», o mais recente álbum do grupo norte-americano, foi editado em Agosto de 2019.