MORELLO

TOM MORELLO e o filho juntam-se no explosivo single «Soldier In The Army Of Love» [streaming]

Um hino geracional, cortesia da família MORELLO.

TOM MORELLO acaba de divulgar um primeiro aperitivo para o seu próximo álbum a solo com «Soldier In The Army Of Love», um novo single bem pesado e carregado de riffs que marca a primeira vez que o guitarrista dos RAGE AGAINST THE MACHINE deixa o filho Roman, de 13 anos, brilhar com um solo de guitarra como convidado na canção. O tema foi estreado ao vivo no início deste mês, durante a actuação de Morello no Download Festival, no Reino Unido.

Nessa altura, em entrevista à Guitar Interactive Magazine, TOM MORELLO explicou que groove brutal que domina o tema foi criado por Roman, detalhando que, durante os confinamentos do período pandémico, percebeu que o filho estava a seguir as suas passadas ao criar sons incríveis numa guitarra de seis cordas. “Um dia, estava a passar pelo quarto dele e ouvi-o a tocar uns incríveis riffs pesados em drop-D“, explicou Morello. “Perguntei-lhe: ‘O que é isso?’ E ele respondeu: ‘Acabei de inventá-los’. Juntei-me e fizemos esta música. Ele escreveu os riffs. Eu produzi e toquei. Mas o solo de guitarra também é dele.

Elogiado pelo Morello mais velho como “um hino geracional“, «Soldier In The Army Of Love» penetra na sonoridade clássica, ritmada e próxima dos RAGE AGAINST THE MACHINE, com riffs em afinação baixa, mas também “tresanda” ao rock contestatário dos anos 70 quando chega às harmonias vocais do refrão. Quanto ao solo, o Morello mais jovem parece ter herdado muito do estilo dramático do pai.

Podes ouvir a versão de estúdio de «Soldier In The Army Of Love» no player em cima e a interpretação ao vivo, na edição deste ano do Download Festival, em baixo. Até ao momento em que escrevemos este artigo, ainda não foram revelados mais detalhes sobre o novo álbum de TOM MORELLO a solo e não se sabe se Roman aparece em mais algum tema. O disco ainda sem título será o primeiro LP do guitarrista desde o seu lançamento colaborativo «The Atlas Underground Flood», de 2021.