TOM MORELLO, um dos guitarristas mais celebrados das últimas três décadas, é a mais recente confirmação para o festival do Meco.
Continua a contagem decrescente para mais um Super Bock Super Rock, que, no dia 18 de Julho, vai, de facto, celebrar o rock, com a promessa de muitos riffs inesquecíveis. Já após ter assegurado Måneskin e Royal Blood, a organização do evento anuncia agora a presença de um nome que se confunde com os últimos trinta anos da história do rock. TOM MORELLO, o inimitável guitarrista dos RAGE AGAINST THE MACHINE e AUDIOSLAVE, actua no dia 18 de julho, no Palco Super Bock.
Como noticiado anteriormente, o Super Bock Super Rock regressa ao Meco nos dias 18, 19 e 20 de Julho de 2024. Os bilhetes já estão à venda em meoblueticket.pt e nos locais habituais.
Os RAGE AGAINST THE MACHINE podem bem ser o primeiro nome inscrito numa lista das bandas que se separaram em 2024. Embora não seja a primeira vez que isso acontece, a digressão de reunião da banda foi subitamente interrompida em 2022 e, eventualmente, todas as datas já anunciadas para 2023 foram sumariamente canceladas para que o vocalista Zach de la Rocha pudesse recuperar de uma grave lesão contraída durante o périplo dos músicos pelos Estados Unidos.
Os fãs, claro, ficaram à espera que os concertos fossem reagendados, mas isso nunca chegou a acontecer e, recentemente, soubemos que os músicos de Los Angeles não têm quaisquer planos para regressar aos palcos. Numa publicação através das suas redes sociais, o baterista Brad Wilk surpreendeu ao revelar que os RAGE AGAINST THE MACHINE “não vão fazer mais concertos, nem fazer digressões“. Depois disso, não houve confirmação oficial da banda, nem nenhum comentário oficial de outros membros. Até agora.
No seguimento da publicação de Wilk, o guitarrista Tom Morello fez um breve comentário através da sua conta oficial no X (a rede anteriormente conhecida como Twitter), na qual transmite uma mensagem bem súbtil, mas poderosa quanto baste. Mesmo sem nunca se referir directamente às declarações do parceiro de grupo, o músico partilhou o seu discurso de agradecimento na cerimónia de indução do quarteto no Rock’N’Roll Hall Of Fame em Novembro de 2023 com a seguinte legenda: “A história, como a música, não é algo que acontece. É algo que FAZEMOS.“
No vídeo que podes ver aqui, Tom Morello enfatizou a celebração da música e missão da banda com os fãs, incentivando-os a não esperarem pelos RAGE AGAINST THE MACHINE para darem continuidade à sua missão e mensagem. Note-se que Morello foi o único membro dos RAGE AGAINST THE MACHINE presente na cerimónia e, ao ouvir o seu discurso agora, sabendo que o que já sabemos, fica no ar a ideia de que a banda pode ter encerrado actividades muito antes destes últimos desenvolvimentos.
No dia 3 de Janeiro de 2024, o baterista Brad Wilk publicou a seguinte mensagem na sua conta pessoal do Instagram: “Eu sei que muitas pessoas estão à espera que anunciemos novas datas para todos os espectáculos cancelados pelos RATM. Não quero dar esperanças às pessoas, nem a mim mesmo“, começou por escrever ele.
“Portanto, embora tenha havido alguma comunicação de que isso possa acontecer no futuro … Quero que saibam que os RATM (Tim, Zack, Tom e eu) não vão fazer mais digressões nem tocar ao vivo. Sinto muito por aqueles que estavam à espera que isso acontecesse. Eu também gostava realmente que acontecesse…“.
Quando os RAGE AGAINST THE MACHINE cancelaram o resto das datas da sua digressão de 2022 e 2023 devido à ruptura do tendão de Aquiles de Zack de la Rocha, os fãs provavelmente presumiram que os concertos seriam remarcados assim que o cantor estivesse curado. No entanto, numa nova entrevista em Março do ano passado, o guitarrista Tom Morello já tinha sugerido que o futuro da banda era incerto e que há uma hipótese desses espectáculos nunca virem a acontecer.
Depois de alguns atrasos devido à pandemia, o quarteto de Los Angeles iniciou finalmente a sua tour de reunião no Verão de 2022, com De La Rocha a lesionar-se gravemente durante a segunda data da rota. A verdade é que o cantor lutou para fazer o resto das datas na América do Norte sentado em palco, mas o grupo acabou por anunciar que os concertos programados para a Europa e as datas de 2023 na América do Norte tinham sido canceladas para lhe dar tempo para se curar.
Em conversa com a Rolling Stone, Tom Morello deixou o futuro da banda em dúvida, apesar das muitas tentativas do entrevistador Andy Greene de obter uma resposta definitiva. Questionado simplesmente se os RAGE AGAINST THE MACHINE vão retomar a digressão assim que De La Rocha esteja curado, o guitarrista respondeu: “Veremos. Se houver mais concertos, vamos anunciá-los como uma banda. Não sei. Sei tanto quanto tu, honestamente.
Agora estamos em tempo de cura. Se nunca houver outro concerto, acho que a última digressão tornou tudo claro. Isto não é sobre o quanto viajamos. É sobre como é durante os momentos em que o fazemos. Os Rage Against the Machine fizeram 19 espectáculos nos últimos 12 anos. E a ressonância desses 19 espectáculos parece, ao falar com os fãs, que foram eventos históricos que promovem a ideia de como é a banda em palco”, concluiu Tom Morello.