“A experiência dos concertos e a criação de memórias, a criação da magia, era muito mais poderosa antigamente”, explica o Sr. Forge.
Tobias Forge, o frontman dos GHOST, abordou a decisão de tornar a digressão mundial de 2025 numa experiência livre de telemóveis. Numa entrevista à Planet Rock, o músico sueco enfatizou que a medida não está relacionada com questões relacionadas com direitos de autor ou qualquer controlo de material audiovisual. “Quero sublinhar que esta proibição não tem nada a ver com, digamos, controlo de direitos de autor. Não se trata de querermos reter todo o material e não permitir que ninguém o monetize; não tem nada a ver com isso“, começou por afirmar Forge.
A decisão surge na sequência da experiência da banda durante as filmagens do filme-concerto Rite Here Rite Now, gravado ao longo de dois espectáculos em Setembro de 2023 no Kia Forum, em Los Angeles. Nesses espectáculos, o público foi obrigado a guardar os telemóveis em bolsas de segurança Yondr, um sistema que permite aos espectadores manterem os seus dispositivos consigo, mas sem acesso durante o evento.
“O filme transmitiu exactamente essa mensagem”, disse Tobuas Forge. “Filmámos dois concertos com uma plateia que teve de colocar os seus telemóveis nas bolsas. Não os entregam, continuam a tê-los com eles, e sem preocupações. Se precisarem de ligar para alguém, podem sair e usar o telefone. Se quiserem tirar uma foto, podem fazê-lo no lobby. No entanto, tivemos uma plateia tão envolvida, tão entusiasmada, que foi preciso recuar muitos anos para me lembrar da última vez que vi um público completamente focado no espectáculo“.
O músico de 44 anos rejeitou a ideia de que esta decisão seja uma crítica à geração mais jovem, mas realçou que a experiência dos concertos no passado era muito mais intensa e memorável. “Não quero transformar isto numa questão geracional e dizer aos jovens de 14 anos que tudo era melhor antigamente. Mas juro que a experiência dos concertos e a criação de memórias, a criação da magia, era muito mais poderosa. Alguns dos melhores concertos a que já fui, talvez nem tenha uma única foto deles, porque essas memórias vivem aqui [apontando para a cabeça]. Elas estão no meu âmago.”
O sistema Yondr, que será utilizado ao longo da próxima digressão dos GHOST, tem sido cada vez mais adoptado por artistas que desejam que o público viva o momento sem distrações. A tecnologia permite que os espectadores guardem os seus telemóveis em bolsas seladas, que apenas podem ser abertas fora da zona livre de telemóveis ou em estações específicas dentro do recinto. A ideia por trás deste conceito é minimizar a gravação não autorizada de espetáculos e reduzir o impacto de constantes selfies e vídeos, Outros artistas, como Jack White, Alicia Keys e Dave Chappelle, já recorreram ao mesmo sistema.
Como noticiado ontem, os GHOST preparam-se para lançar o seu novo álbum, «Skeletá», no dia 25 de Abril pela Loma Vista Recordings. A digressão europeia de 2025 arranca a 15 de Abril, em Manchester, no Reino Unido, e termina a 24 de Maio, em Oslo, na Noruega, sendo que Tobias Forge e companhia tem um espectáculo único agendado em Lisboa no dia 29 de Abril. Entretanto, o filme Rite Here Rite Now está disponível em formato físico desde 6 de Dezembro de 2024, permitindo aos fãs reviverem a intensidade dos concertos que ajudaram a moldar esta nova abordagem da banda ao vivo.

