Lisboa será palco do último concerto dos THE VOYNICH CODE como os conhecemos nos últimos anos, antes de uma viragem marcante na carreira destes portugueses em ascensão.
Os THE VOYNICH CODE estão de volta com um novo capítulo na sua trajectória: o lançamento do vídeo-clip de «Serpents Meridian», apresentado esta quarta-feira, 7 de Maio, marca não apenas o regresso à actividade discográfica, mas também o início de uma nova fase criativa e humana para o grupo lisboeta. Mais pesada, mais afiada e mais concentrada que nunca — é assim que a banda descreve esta sua nova encarnação, que chega acompanhada de uma crucial reestruturação na formação.
O grupo revela agora a sua nova cara com Jack Kinsey na voz, mantendo-se Jack Higgs e André Afonso nas guitarras, Vinicius Cunha no baixo e Daniel Torgal na bateria. A mudança assinala uma clara vontade de evoluir, expandir horizontes e solidificar a identidade do quinteto, sem esquecer o caminho trilhado na última década.
O momento, no entanto, é também de despedida. Na passada segunda-feira, os THE VOYNICH CODE anunciaram oficialmente a saída de Nelson, vocalista e membro fundador da banda, encerrando assim um ciclo de dez anos de colaboração intensa e frutífera. Em comunicado partilhado nas redes sociais, o colectivo expressou a sua gratidão e respeito pela decisão do cantor:
“Depois de 10 anos, despedimo-nos do nosso vocalista e membro fundador, Nelson. Desde o primeiro dia, o Nelson teve um papel enorme na definição do que é The Voynich Code… da voz à visão, passando pela sua atenção ao detalhe. A sua ética de trabalho e compromisso ajudaram a empurrar esta banda em todas as fases, e estamos orgulhosos de tudo o que alcançámos juntos. Ele está a afastar-se para se focar na sua família e vida pessoal — uma decisão que respeitamos plenamente. Agradecemos tudo o que trouxe a este projeto ao longo dos anos.”
A despedida oficial de Nelson acontecerá em Lisboa, no próximo dia 3 de Junho, no concerto integrado na digressão europeia dos BORN OF OSIRIS. A banda promete um espectáculo memorável para assinalar este momento simbólico de transição. Já «Serpents Meridian», a nova faixa agora lançada, serve bem de cartão de visita ao que pode ser o futuro dos THE VOYNICH CODE — uma afirmação de força e direcção num cenário deathcore cada vez mais saturado, onde a originalidade e a intensidade ainda continuam a ser marcas da identidade do grupo português.
Os bilhetes para os espectáculos dos THE VOYNICH CODE, ENTHEOS, INGESTED e BORN OF OSIRIS no Porto e em Lisboa custam 25€, estão à venda em primeartists.eu e nos locais habituais.
