Liderados por Jairo “Tormentor” Guedz, guitarrista fundador dos SEPULTURA, os THE TROOPS OF DOOM lançaram um terceiro single retirado da novidade «A Mass To The Grotesque».
Após um período agitado de inúmeros concertos de promoção a «Antichrist Reborn» na América do Sul, os THE TROOPS OF DOOM, a banda brasileira liderada por Jairo “Tormentor” Guedz, fez uma pausa por um óptimo motivo: a preparação para o altamente aguardado segundo álbum completo da banda. Com o título «A Mass To The Grotesque», o disco foi editado no dia 31 de Maio, pela Alma Mater Records.
Agora, já na sequência de «Dawn Of Mephisto» e com a banda prestes a embarcar na sua primeira tour europeia, foi lançado um terceiro single do disco, com a escolha a cair na demolidora «The Grotesque», que já pode ser escutada em baixo através de um lyric vídeo.
Recorde-se que, no início de Abril, a banda brasileira começou por mostrar «Chapels Of The Unholy», um petardo de death/thrash bastante empolgante. “Escolhemos a «Chapels Of The Unholy» como primeiro single, porque acreditamos que o tema encapsula perfeitamente a essência do álbum e a direcção que estamos a tomar com este novo lançamento“, explicou na altura o guitarrista Jairo Guedz, timoneiro dos THE TROOPS OF DOOM, num comunicado de imprensa.
“É uma música intensa e feroz que revisita as raízes do nosso death metal. Além disso, a letra fala sobre a decadência da fé e a escuridão dentro da mente humana, que são temas entrelaçados ao conceito do novo álbum. A «Chapels Of The Unholy» não representa apenas o que os fãs podem esperar deste álbum como um todo, mas também serve como uma óptima introdução ao mundo grotesco que criámos“.
No final de 2023, os THE TROOPS OF DOOM, que vão fazer a sua estreia em Portugal da edição de 2024 do Milagre Metaleiro Open Air, renovaram o contrato com editora nacional Alma Mater Records. «A Mass To The Grotesque» foi produzido e gravado no Brasil com o produtor André Moraes, que trabalhou com os SEPULTURA no álbum «Dante XXI»., enquanto a mistura e a masterização ficaram a cargo do famoso Jim Morris nos lendários Morrisound Recording, em Tampa, na Florida.
“O novo álbum capta ainda mais a essência do death metal old school dos anos 80 e início dos anos 90“, acrescenta Jairo, que fez parte da formação original dos SEPULTURA. “Tivemos um cuidado meticuloso na produção, na gravação, na mistura e na masterização, enfatizando o regresso do som orgânico e ‘vintage’ verdadeiro daquela época, sem mencionar também o aspecto estético. Em resumo, foi tudo cuidadosamente escolhido para que o resultado fosse impressionante“.
“Acima de tudo, queremos que a experiência transmitida por este álbum seja inesquecível, especialmente para os fãs de metal old school, os fãs dos primeiros álbuns dos SEPULTURA em que participei, assim como outras influências da época, que fazem parte do nosso som, como SLAYER, CELTIC FROST, KREATOR… Mas, é claro, tudo isso com o toque especial dos THE TROOPS OF DOOM“, conclui o guitarrista. Já podes conferir a capa e o alinhamento completo de «A Mass To The Grotesque», o novo álbum dos THE TROOPS OF DOOM, em baixo.
01. Solve Et Coagula – Introduction | 02. Chapels Of The Unholy | 03. Dawn of Mephisto | 04. Denied Divinity | 05. The Impostor King | 06. Faithless Requiem | 07. Psalm 78 – God of Bizarre | 08. Terror Inheritance | 09. The Grotesque | 10. Blood Upon The Throne | 11. Venomous Creed