Os THE OMINOUS CIRCLE emergem finalmente do silêncio com uma nova oferenda de fogo e caos.
Portugal volta a ser palco de uma das manifestações mais impactantes do metal extremo europeu com o regresso dos muito aplaudidos THE OMINOUS CIRCLE, que, em meados de Outubro, anunciaram por fim a data de lançamento internacional do seu muito aguardado segundo álbum, «Cloven Tongues Of Fire», marcada para 28 de Novembro através da Osmose Productions. Disponível em CD, vinil LP e cassete, o disco surge após um interregno que deixou os fãs ansiosos por novas investidas sonoras da banda.
Nessa altura a banda disponibilizou logo «Through Tunnels Ablaze», o primeiro tema de avanço para o disco e, hoje, o abismo voltou a abrir-se com o lançamento de mais um single. «Writhing, Upturning, Succumbing», que já pode ser escutada em baixo, afirma-se como uma faixa que volta a mergulhar de cabeça nas profundezas do blackened death metal que a banda tão bem domina. Com quase 7 minutos de duração, o tema é um monumento de opressão sonora — um labirinto de guitarras arrastadas, vozes abissais e percussões colossais, sustentado por uma produção que privilegia o caos controlado e toda a densidade atmosférica se se espera da banda.
Após o aclamado «Appalling Ascension» de 2017, os THE OMINOUS CIRCLE regressam com um registo que mergulha ainda mais fundo nas abóbadas insondáveis do metal extremo. «Cloven Tongues Of Fire» é descrito pelos músicos como um proverbial turbilhão de fogo e caos implacável, desafiando os padrões vazios e os paradigmas estéreis da actualidade. Trata-se, isso sim, de um manifesto muito sombrio e sem concessões, testemunho da perversidade da iniqüidade e, simultaneamente, uma homenagem à arte do extremo.
Dúvidas restassem, por esta altura os dois temas já divulgados, desvanecem-nas totalmente. Caso tenhas perdido, «Through Tunnels Ablaze», o primeiro single de avanço para «Cloven Tongues Of Fire», já tinha deixado bem claras as intenções dos THE OMINOUS CIRCLE com este segundo longa-duração . O tema, que pode ser escutado no player ali em baixo, afirmou-e desde cedo como um proverbial portento do blackened death metal sufocante e labiríntico a que já nos habituaram.
Com 43 minutos de duração total, apoiados numa fusão entre death metal com camadas monolíticas de doom bem obscuro, o álbum apresenta riffs contundentes, padrões dissonantes e ritmos que ardem em todo o seu esplendor. Faixas como «Through Tunnels Ablaze» destacam-se pelos seus blasts maníacos, enquanto a épica «Utterance Of The Formless» encerra o disco com uma aura de necromancia sonora. Resultado: cada tema foi construído com sofisticação crua, dinâmica e feroz, revelando algumas novas abordagens composicionais sem abandonar o caminho que os THE OMINOUS CIRCLE começaram a traçar em 2017.
A produção orgânica do álbum remete para tempos ancestrais, sendo aprimorada pelo toque magistral de Dan Lowndes na masterização, criando uma obra repleta de sujeira, sangue e veneno, onde elementos novos e antigos se entrelaçam para gerar formas labirínticas e uma cacofonia incendiária. Sem medo de confrontar, «Cloven Tongues of Fire» afirma-se como um testemunho da grandiosidade aterradora do death metal.
O regresso dos THE OMINOUS CIRCLE confirma assim a sua posição como uma das forças mais extremas e inovadoras do metal português, mostrando que, mesmo após anos de silêncio, a banda mantém intacta a capacidade de inflamar os corações e mentes dos adeptos do metal mais cru e ritualístico. O segundo tema de avanço para o álbum será revelado em estreia no próximo dia 7 de Novembro, desvendando um pouco mais do caminho para a experiência total do disco. A pré-venda já se encontra disponível, e os fãs podem garantir as suas cópias nas diferentes edições.

01. Thus Beckons The Abyss | 02. Lowest Immanations | 03. Through Tunnels Ablaze | 04. In Ira Flammae Devoratur Qui Salvatur | 05. Black Flesh, Sulfur, And All In Between | 06. Writhing, Upturning, Succumbing | 07. Utterance Of The Formless















