THE CROWN

THE CROWN: Concerto de estreia em Portugal anunciado para Janeiro de 2026

Na bagagem, os suecos THE CROWN vão trazer «Crown Of Thorns», aquele que é o seu mais recente álbum de originais.

Mangualde voltou a tornar-se o epicentro do metal nacional no passado Sábado, 11 de Janeiro de 2025, com mais uma edição do Mangualde Hardmetalfest. Contudo, as atenções já estão voltadas para 2026, com a organização a revelar a data e os primeiros nomes confirmados para a 31.ª edição do evento, que está marcada para o dia 10 de Janeiro do próximo ano, no já habitual Centro Cultural de Santo André, em Mangualde. O festival contará com a aguardada estreia em território português dos suecos THE CROWN, acompanhados pelos australianos DESTROYER 666 como co-cabeças de cartaz.

Com uma carreira que ultrapassa três décadas, os THE CROWN são uma das bandas mais respeitadas do death metal sueco. Formado originalmente como Crown Of Thorns, o grupo adoptou o nome actual em 1998, consolidando a sua identidade sonora com álbuns icónicos como «Crowned in Terror», de 2002, e «Cobra Speed Venom», de 2018. Mais recentemente, o quinteto surpreendeu com a edição de «Crown Of Thorns», um registo que combina a brutalidade característica da banda com abordagens inovadoras.

Editado em 2024, o disco, descrito pelos próprios membros da banda como uma “exploração fora da zona de conforto“, apresenta uma afinação de guitarra mais alta e uma produção potente, graças à colaboração com Jonas Kjellgren, no Black Lounge Studios. A estreia dos THE CROWN em Portugal será, portanto, um momento histórico tanto para os fanáticos do colectivo como para o próprio festival.

Achamos que cada banda tem de fazer um álbum homónimo em algum momento, e este é o nosso, feito à nossa maneira“, disse o guitarrista Marko Tervonen, quando o álbum foi lançado. Como tal, este espírito de reinvenção e fidelidade às raízes promete oferecer uma actuação memorável em Mangualde. Além das duas grandes atracções já mencionadas, a próxima edição do Mangualde Hardmetalfest apresenta já um alinhamento diversificado que reflete a amplitude do panorama metal.

Entre os nomes confirmados destacam-se as holandesas ASAGRAUM, conhecidas pela sua fusão de black metal com atmosferas ritualísticas, e os britânicos TYSONDOG, ícones da NWOBHM com décadas de uma carreira ímpar. A juntar-se à festa estão os WARRANT, DARKNESS, DOOMHERRE e os nacionais XEQUE-MATE, TVMVLO, DISHOUNOUR e WAROUT, prometendo uma maratona intensa e eclética. Os bilhetes e outros detalhes relacionados com o festival serão anunciados em breve.