Usando referências a vários filmes clássicos de terror, os THE BLACK DAHLIA MURDER prestam homenagem a um género que influenciou o seu imaginário ao longo dos anos.
Naquela que é a época festiva mais celebrada no universo da música pesada, os norte-americanos THE BLACK DAHLIA MURDER decidiram mergulhar totalmente no espírito do Halloween com o lançamento de um novo vídeo-clip para o tema «Utopia Black». Já disponível no player em ali baixo, esta produção, que combina horror visual e intensidade musical, surge precisamente na época mais sombria do ano, e promete captar a atenção dos fãs da banda e não só.
Sob a direção de Robbie Tassaro, colaborador de longa data da banda e mestre na arte de capturar toda a estética obscura que caracteriza os THE BLACK DAHLIA MURDER, este vídeo-clip para «Utopia Black» destaca-se sobretudo pela atenção aos detalhes e, com uma cuidada produção visual, o quinteto aposta num enredo recheado de referências ao horror clássico, mas com um toque moderno, o que dá origem a uma experiência visual que complementa na perfeição a fusão de agressividade e a melodia que desde há muito caracterizam a sua música.
Resultado: em «Utopia Black» a banda, que sempre soube unir letras densas a composições complexas, volta a transportar o ouvinte para um universo distópico onde temas como a escuridão da existência e a complexidade da condição humana são explorados a fundo, sendo que esta linha narrativa acaba por ser intensificada pelo vídeo-clip, onde o jogo entre a luz e sombra, o grotesco e o belo, parece encapsular o espírito do Halloween em toda a sua glória arrepiante.
«Utopia Black» faz parte do alinhamento de «Servitude», o mais recente álbum dos THE BLACK DAHLIA MURDER, editado a 27 de Setembro de 2024 pela Metal Blade Records. Como é do conhecimento geral, além de ser o 10.º LP de estúdio da banda, «Servitude» é o primeiro lançamento desde a trágica morte do vocalista Trevor Strand, marca a estreia gravada de Brian Eschbach como vocalista e letrista — e é o primeiro a contar com Ryan Knight na guitarra desde «Abysmal», de 2015.
“Antes da tragédia, ninguém pensava que esta banda poderia existir sem o Trevor”, refere Brian Eschbach, a nova voz dos THE BLACK DAHLIA MURDER. “Todos os músicos que estão agora na banda foram escolhidos por mim e pelo Trevor. Além disso, passámos tanto tempo juntos na estrada que todos sabem bem qual é a nossa missão. Já não precisamos sequer de falar sobre isso. Só precisamos de fazer boa música e tentar fazer as pessoas felizes tocando-a.”
Após a morte de Strnad em 2022 e a manifestação de pesar dos fãs, o grupo decidiu continuar em vez de deixar para trás duas décadas de riffs que encantaram o público em todo o mundo. O elemento co-fundador Brian Eschbach passou da guitarra para a voz, e o ex-membro Ryan Knight regressou para assumir uma vez mais uma vez o lugar de guitarrista após ter deixado os THE BLACK DAHLIA MURDER em 2015 após o lançamento do sétimo álbum, «Abysmal».