TEMPESTADE TROPICAL: oito discos brasileiros de metal para ficar de olho em 2019

(Foto Labirinto por Fernando Yokota)

Depois de uma ótima leva de discos brasileiros em 2018, graças a nomes como Desalmado, Facada, Damn Youth e Noala, entre outros, tudo indica que o roteiro (felizmente) se repetirá neste ano, quando teremos novos álbuns de uma grande variedade importantes e interessantes do metal/punk underground do país.

Confira abaixo a nossa lista especial com alguns discos que devem chegar em breve para não deixar passar nenhum riff vindo do Brasil ao longo dos próximos meses.

Labirinto

O novo álbum da banda instrumental de post-metal de São Paulo, que só fica melhor com o tempo, chega em 8 de fevereiro por meio da gravadora alemã Pelagic Records. Intitulado Divino Afflante Spiritu, o trabalho traz inclusive a primeira música com vocais da banda, em uma colaboração altamente indicada com Elaine Campos (Rastilho) – tomara que vire uma tradição.

Pesta

Um pouco depois disso, no dia 21 de Fevereiro, teremos o lançamento de Faith Bathed in Blood, novo álbum do Pesta, um dos principais nomes de stoner/doom do país na atualidade. Enquanto o disco da banda de Belo Horizonte não sai, dá para curtir o (ótimo) cover feito recentemente pelos caras para o clássico «Nightmare», dos conterrâneos do Sarcófago.

Deaf Kids

Já em março, mais especificamente no dia 15 daquele mês, é a vez de «Metaprogramação», o mais recente lançamento do Deaf Kids, vir ao mundo – mais uma vez pela Neurot Recordings. O primeiro single disponibilizado, o explosivo «Mente Bicameral», indica que vem coisa (muito) boa por aí. A banda do Rio de Janeiro radicada em São Paulo toca em Portugal, no SWR Barroselas Metalfest 2019, em 28 de abril.

Jupiterian

Entre abril e maio, chega o sucessor do ótimo «Terraforming», que não por acaso foi eleito o melhor disco de doom metal de 2017 pela CVLT Nation. Em 17 de abril, vale notar, a banda faz sua estreia em Portugal com um show no Metal Point, no Porto, ao lado do OAK.

Surra

Na mesma época, entre os meses de abril e maio, será lançado o aguardado novo full do poderoso trio de thrash metal/hardcore Surra, de Santos, que esteve em Portugal no ano passado. O álbum será intitulado Escorrendo pelo Ralo e terá um total de 17 músicas.

Frieza

Um pouco depois disso, entre junho e julho, está previsto o segundo álbum de estúdio do trio de Goiânia, que causou bastante barulho por aqui desde o lançamento do seu interessante disco de estreia, em 2017, com um som forte e difícil de ser rotulado, com influências que incluem black metal, death metal e post-metal.

Hellbenders

Outro grupo de Goiânia, o quarteto stoner Hellbenders, que também conta com Chita Augusto, do Frieza, em sua formação, deve nos presentear com um novo disco, o terceiro da sua carreira, em agosto. O álbum terá a difícil missão de suceder «Peyote», de 2016, um dos melhores discos brasileiros da década e que foi gravado no lendário Rancho de La Luna, na Califórnia.

Carahter

Para terminar a lista em grande estilo, está previsto para o segundo semestre o novo full dos mineiros do Carahter, que estão sempre em alta rotação por aqui, seja com o intenso e já obrigatório «Turvo», de 2017, ou com “faixas soltas”, mas não menos potentes, como «Jackpine Gipsy».