Lista traz estreias de respeito como Falsa Luz, Exsim e Sangue de Bode, além de nomes mais conhecidos como Jupiterian, Institution, Vazio e Hauser.
2020 ainda não acabou, mas definitivamente entrará para a história como um ano horrível. Acho que não restam dúvidas sobre isso em nenhum lugar do mundo – a não ser talvez para quem negue os fatos e a realidade, prática que infelizmente vem ganhando popularidade nos últimos tempos.
Como nos anos anteriores, o Brasil teve muita música barulhenta de alta qualidade sendo lançada em 2020. Mas esses álbuns talvez tenham tido uma importância e um peso ainda maior neste ano. Isso porque a a música – e a arte em geral – provavelmente foi o único respiro para muita gente em meio à avalanche de notícias ruins em que fomos soterrados nos últimos meses. Sinceramente, não sei o que seria de mim sem os discos, livros, filmes e séries, por exemplo.
Mas enfim, chega de papo, e vamos para a lista dos discos brasileiros de metal e punk – e tudo entre isso – lançados em 2020 que mais ouvi – vale notar que essa lista não tem a intenção de definir “os melhores discos do ano” ou algo assim, já que seria muita pretensão da minha parte.
A lista traz nomes mais conhecidos e consolidados, como Jupiterian, Institution, Hauser e Vazio, que soltaram em 2020 provavelmente os seus melhores discos de suas carreiras até o momento, mas também estreias de altíssimo respeito, como os discos de Falsa Luz, novo grupo de punk/black metal de Minas Gerais com Daniel DeBarry (Carahter), do trio carioca de death/black metal Sangue de Bode, que foi destaque em várias listas como essa do país, e o Exsim, de Recife, que lançou um petardo grindcore dissonante com 17 faixas igualmente intensas distribuídas em apenas 16 minutos de música barulhenta da melhor qualidade.
Confira a lista abaixo e indique os seus favoritos do ano nos comentários!
Falsa Luz – Vozes Penadas
Bandcamp: https://falsaluz.bandcamp.com/releases
Exsim – Exsim
Bandcamp: https://exsim.bandcamp.com/album/exsim
Jupiterian – Protosapien
Bandcamp: https://jupiterian.bandcamp.com/album/protosapien
Institution – Ruptura do Visível
Bandcamp: https://institutionband.bandcamp.com/album/ruptura-do-vis-vel
Vazio – Eterno Aeon Obscuro
Bandcamp: https://vazio.bandcamp.com/album/eterno-aeon-obscuro
Hauser – Cinza
Bandcamp: https://hauser.bandcamp.com/
Sangue de Bode – A Sombra Que Me Acompanhava Era a Mesma do Diabo
Bandcamp: https://sanguedebode.bandcamp.com/album/a-sombra-que-me-acompanhava-era-a-mesma-do-diabo