Após seis meses bastante intensos — pelo menos aqui no Brasil — eis que 2019 enfim chega à metade. E o saldo musical desses 180 dias reflete em parte o sentimento de peso e tensão vivido por muita gente nos últimos seis meses.
Por isso, ainda que tenhamos outros seis meses pela frente até 2020, resolvi fazer esse post para chamar a atenção para alguns dos principais discos de música pesada lançados por artistas brasileiros entre janeiro e junho.
Como se trata de uma lista pessoal e curta, até porque não quis comprometer um eventual Top 10 do ano, há outros álbuns também interessantes que acabaram não entrando na relação, casos dos últimos discos do Rakta e Test, por exemplo.
Para dar um panorama mais amplo, em termos geográficos e sonoros, selecionei bandas de diferentes estilos e locais do país. Por isso, há espaço para o post-metal do Labirinto, de São Paulo, para o thrash/hardcore do Surra, de Santos, para o stoner/doom do Pesta, de Belo Horizonte, e do Son of a Witch, de Natal, e, para terminar com tudo, a dobradinha death/grind com Aphorism, de Salvador, e Rabujos, de Recife.
Falando em Top 10, o segundo semestre também promete, já que poderemos ter trabalhos novos de bandas como Carahter, que soltou um som novo esses dias, e o Deaf Kids, que gravou recentemente com o Jaz Coleman, do Killing Joke, em São Paulo.
Labirinto – Divino Afflante Spiritu
Surra – Escorrendo pelo Ralo
Pesta – Faith Bathed in Blood
Son of a Witch – Commanded by Cosmic Forces
Aphorism e Rabujos – Split