Depois dos Filii Nigrantium Infernalium terem estreado esta rubrica no mês passado, cabe agora a outra lenda do black metal nacional, também pela pessoa do seu líder, o carismático J.A., analisar em profundidade o seu mais recente lançamento. Trata-se de «Of Fire And Evil», o 12.º registo longa-duração de estúdio destes eternos guerreiros, e aqui ficam então as palavras de J.A. sobre os seus onze temas.
1. «Winds From Hell… Intro»
Foi a primeira música que fiz para este álbum. Já andava para usar o tema do «Prince Of Darkness» fazia uns anos, foi desta vez. Adicionei umas coisas minhas e acho que ficou um bom prelúdio para o resto do álbum.
2. «FireStorm»
Quando idealizei esta música, era sem paragens, mas o resto da banda quis meter duas paragens e acho que ficaram muito bem. A letra fala daqueles que morreram por não seguir o que lhes queriam impingir.
3. «The Scythe Of Death»
Este é um tema mais anos 80… Algo que de vez em quando fazemos. A letra fala da mítica foice da Morte.
4. «A Blood Moon»
Neste tema tentámos fazer algo mais ao estilo do nosso primeiro álbum… É o primeiro tema lento do disco. Gosto de variar o tempo ao longo do percurso auditivo para tornar a coisa mais interessante. O solo nesta música ficou bastante bom. A letra roda em torno do conceito de que quando se vê uma lua vermelha no céu antes de uma batalha, a batalha será bastante sangrenta no dia seguinte.
5. «Across The Sea»
A voz que se ouve no inicio é do G. R.. Visto que tanto eu como o Vulturius cantamos, quis meter a voz do baterista. Como ele vem da América do Sul, e a letra trata dos massacres realizados pelos espanhóis nessa parte do mundo… achei que fazia sentido. Musicalmente, a parte do meio, mais calma, veio dar uma outra luz ao tema. Um peso que de outra maneira não se conseguiria atingir.
6. «Prelude To The Carnage»
A intro do lado B do vinil. Parte dos sons são tirados de um filme de terror, e foi de onde veio a ideia para a letra da música que se segue. Gravei mais umas acústicas e teclas e ficou interessante.
7. «Blasphemous Carnage»
Musicalmente, bastante influenciada por Venom. Uma música lenta com bastante peso. O G. R. fez um bom trabalho na percussão. A letra, inspirada pelo tal filme, fala de uma horda de demónios que atacam um mosteiro. Acho que o solo retrata bem o espírito da letra.
8. «God Is Dead»
A segunda parte de velhinha «Fuck Your God». E como tal, não poderia escapar á bruteza da original. Em relação à letra… acho que o titulo não precisa de mais explicações.
9. «The Skull Of Akator»
Um dos meus temas preferidos. Foi inspirado por um tema que apareceu num filme. Peguei na guitarra e alterei para soar a Decayed. A banda gostou e acho que é um grande riff. A letra trata de um certo filme, relativamente recente, e quem gosta vai de certeza reconhecer parte da letra.
10. «Alvorecer De Almas Perdidas»
Mais um tema preferido. Este tem vários tempos, várias mudanças. Foi o tema que mais trabalho deu a ensaiar. Conta com a participação do J. M. na voz. A letra foi escrita pelo Vulturius, por isso… não vou comentar.
11. «Of Fire And Evil»
Musicalmente… o tema mais diferente do álbum. Outra ideia que já andava na minha cabeça desde os anos 90 e que desta vez foi. Mostra o outro lado dos Decayed… mais místico e menos agressivo. O álbum anterior («The Burning Of Heaven») representava o fogo como elemento de purificar; neste novo álbum, o fogo representa, conhecimento. E é disso que a letra trata.