SYSTEM OF A DOWN

SYSTEM OF A DOWN: Recordações do primeiro concerto de sempre [vídeo]

Os SYSTEM OF A DOWN subiram pela primeira vez a um palco no dia 28 de Maio de 1995, no lendário The Roxy Theatre, em Los Angeles.

Pois é, todas as bandas tiveram de dar o seu primeiro concerto. No caso dos SYSTEM OF A DOWN, a banda subiu a um palco pela primeira vez a 28 de Maio de 1995, no The Roxy Theatre, em West Hollywood, na Califórnia. “Foi numa noite de Domingo, ninguém nos conhecia porque não tínhamos uma maqueta, por isso colocaram-nos a tocar numa noite de ska, com seis bandas de ska“, recorda Shavo Odadjian, o baixista da banda, no vídeo que podes ver no player em baixo.

Levámos diversos amigos. Vendemos 150 bilhetes e os proprietários do local ficaram espantados. Quando subimos ao palco, rebentou o caos, havia pessoas penduradas no tecto, até havia um pit. O meu pai estava lá a filmar. Depois disso, tornou-se muito mais fácil conseguirmos outros concertos.

No mesmo ano os SYSTEM OF A DOWN acabariam por gravar uma demo com quatro temas: «P.I.G.» (que se transformou uns anos depois na «Mr. Jack» do «Steal This Album!»), «Flake»«Toast» e «The Metro». Três anos depois, lançavam o seu primeiro álbum, o homónimo «System Of A Down», que foi produzido por Rick Rubin.

Os SYSTEM OF A DOWN começaram a dar que falar no início dos anos 2000 e atingiram um sucesso em larga escala com o explosivo «Toxicity», o segundo álbum de estúdio. Lançado em Setembro de 2001, o disco apresentou ao mundo uma estranha, mas cativante, mistura de agressividade e melodia, que pode ser conferida em canções que se tornaram clássicas do rock moderno, como «Chop Suey!» e «Aerials».

Facto: um dos pontos mais característicos da sonoridade dos SYSTEM OF A DOWN sempre foi o registo vocal muito peculiar de Serj Tankian e, provavelmente, não será exagero dizer que se não fosse por ele, talvez os SYSTEM OF A DOWN nunca se tivessem tornado tão populares. Embora seja um dos pilares da banda, Tankian quase abandonou o grupo em 2017.

Segundo um excerto da sua autobiografia “Down With The System”publicado pela Rolling Stone, Serj Tankian comunicou mesmo aos seus parceiros que queria sair do quarteto. “No final de 2017, tivemos uma reunião da banda… Quando cheguei, disse a todos que tinha um assunto que queria acrescentar à pauta“, recorda o cantor. “Passámos pela rotina das discussões normais de negócios, e chegou então a minha vez. “Perguntei ao grupo: ‘Então, quem vai dar-me uma festa de despedida? Algum de vocês quer ser o mestre de ceriménias?’. Ri-me um pouco, mas estava a falar sério.

‘Vejam bem, pessoal, fui muito claro ao dizer que não tenho mais interesse em fazer digressões, tanto por causa das minhas costas quanto porque já não é algo que esteja dentro da minha visão’ (…). Olhei para o Daron [Malakian, guitarrista], para o Shavo [Odadjian, baixista] e para o John [Dolmayan, baterista], sabia que o que eu dissesse em seguida seria duro. ‘Acho que vocês deveriam encontrar um novo vocalista’”.

Todos os outros resistiram a essa ideia, provavelmente porque sentiram que eu estava à procura de uma maneira de sair da banda e não estavam prontos para lhe dizer adeus“, acrescenta a voz dos SYSTEM OF A DOWN. “É claro que eu também queria ser feliz. Parecia que a solução era afastar-me e eles procuravam um substitutoDisse-lhes que até ajudaria a treinar um novo vocalista“. Sem quererem abrir mão daquilo que tinham construído, os seus parceiros de banda acabaram mesmo por tentar um substituto.

Achei que tinham esquecido a ideia de contratar um novo cantor, mas um ano depois, o John, o Shavo e eu estávamos numa angariação de fundos em Glendale, e um tipo que eu já conhecia cantou um lindo tema tradicional arménio“, revela Tankian. “O Shavo estava sentado ao meu lado na mesa. Inclinou-se e deu-me um toque no ombro. Acenou com a cabeça para o cantor e disse: ‘testámos esse tipo como cantor. O único problema é que não conseguia gritar’. Fiquei surpreso. Não que eles estivessem a fazer audições, mas o facto de terem mantido isso em segredo.

‘Por que não me contaram?’, sussurrei. O Shavo encolheu os ombros. Virei-me para o Shavo, olhando de frente para ele e disse: ‘Ouve, ele é um bom cantor. Posso literalmente levá-lo para o estacionamento agora mesmo e ensiná-lo a gritar. Vocês deviam considerá-lo.’ Em anos mais recentes, apresentei-lhes outro amigo como um possível substituto que deviam considerar seriamente. Mas acho que nunca o fizeram“, finalizou Serj Tankian, que não foi substituído e continua como cantor dos SYSTEM OF A DOWN, que estão há quase 20 anos sem lançar um novo álbum.