Serj Tankian confirmou finalmente alguns detalhes relativos a um novo documentário, intitulado “Truth To Power”, que vai mostrar a sua jornada “através da turbulenta intersecção da música e do activismo ao longo das últimas três décadas”. O vocalista dos SYSTEM OF A DOWN é o personagem principal do filme e será entrevistado, assim como os seus companheiros de banda, o guitarrista/activista Tom Morello, dos RAGE AGAINST THE MACHINE, e o produtor de renome Rick Rubin. O músico tinha levantado pela primeira vez o véu em relação a esta empreitada numa conversa com a Rolling Stone, afirmando que o documentário “pretende mostrar, através dos meus olhos, como a mensagem se torna realidade através das artes.” Podes conferir o primeiro trailer para “Truth To Power” no player em cima.
Recentemente, os SYSTEM OF A DOWN lançaram dois temas novos, os primeiros desde 2005, intitulados «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz», que podes conferir aqui. De acordo com a Billboard, «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz», alcançaram as posições #1 e #2, respectivamente, da tabela Hot Hard Rock. «Protect The Land» liderou a tabela com 2,7 milhões de streams só nos Estados Unidos e 5.000 downloads vendidos na semana que terminou a 12 de Novembro, enquanto «Genocidal Humanoidz» obteve 1,8 milhões de streams e 5.000 downloads. Como resultado do interesse renovado na banda, o álbum «Toxicity», de 2001, voltou a entrar na tabela Hard Rock Albums na 10.ª posição (equivalente a 5.000 unidades vendidas; representando um aumento de 32%), enquanto «System Of A Down», a estreia de 1998, voltou a subir para a 11.ª posição (5.000 unidades vendidas; um aumento de 308%).
Há mais de quinze anos que os SYSTEM OF A DOWN não mostravam música nova, não sendo propriamente segredo que vários desentendimentos internos são a causa para não editarem um novo álbum desde «Hypnotize», de 2005. Agora, motivados por uma força maior, parecem ter posto de lado as desavenças entre os quatro — pelo menos, durante o tempo suficiente para prepararem este regresso às edições. «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz» foram lançandas como uma forma de chamar a atenção para a “grave guerra que está a ser perpetrada nas nossas pátrias culturais de Artsakh e da Arménia” pelo Azerbaijão e pela Turquia, de acordo com um comunicado da banda. “A hora de fazer isto é agora, já que, juntos, nós os quatro temos algo extremamente importante a dizer como uma voz unificada”.
Recorde-se que a banda norte-americana formada por Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan é uma das principais atracções da 11.ª edição do VOA — HEAVY ROCK FESTIVAL, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de Junho do próximo ano. o festival conta ainda com a participação dos BRING ME THE HORIZON, KILLSWITCH ENGAGE, SEPULTURA, CROSSFAITH e SYLOSIS. Os passes para os dois dias do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL, assim como os bilhetes diários para o primeiro dia, estão esgotados. Continuam disponíveis os bilhetes diários para o segundo dia do evento, 17 de Junho de 2021, pelo preço único de 50,00€.