Pois é, todas as bandas tiveram de dar o seu primeiro concerto. No caso dos SYSTEM OF A DOWN, a banda subiu a um palco pela primeira vez a 28 de Maio de 1995, no The Roxy Theatre, em West Hollywood, na Califórnia. “Foi numa noite de Domingo, ninguém nos conhecia porque não tínhamos uma maqueta, por isso colocaram-nos a tocar numa noite de ska, com seis bandas de ska“, recorda Shavo Odadjian, o baixista da banda, no vídeo que podes ver no player em cima. “Levámos diversos amigos. Vendemos 150 bilhetes e os proprietários do local ficaram espantados. Quando subimos ao palco, rebentou o caos, havia pessoas penduradas no teto, até havia um pit. O meu pai estava lá a filmar. Depois disso, tornou-se muito mais fácil conseguirmos outros concertos.” No mesmo ano a banda acabaria por gravar uma demo com quatro temas: «P.I.G.» (que se transformou anos depois na «Mr. Jack» do «Steal This Album!»), «Flake», «Toast» e «The Metro». Três anos depois lançaria seu primeiro álbum, auto intitulado «System Of A Down», produzido por Rick Rubin.
Recentemente, já depois de terem arrecadado uma soma bastante considerável para o Fundo Arménia com o lançamento de «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz», as duas canções que lançaram no ano passado depois de um longo período de seca editorial, levaram a cabo um livestream muito especial, que incluiu a estreia do vídeo-clip de «Genocidal Humanoidz», que pode ser visto aqui. “Os soldados da luta pela liberdade de Artsakh e da Arménia sofreram crimes de guerra nas mãos do Azerbaijão, mais tarde estimulados pela Turquia”, dizia a declaração dos SYSTEM OF A DOWN a anunciar o evento. “Mesmo após o cessar-fogo assinado em 10 de Novembro de 2020, os heróis feridos no conflito recente continuam a precisar urgentemente de próteses, tratamento avançado e cuidados médicos. Vamos levar a cabo um evento livestream para arrecadação de fundos para reabilitar e equipar os quase 1.000 soldados que perderam braços e pernas com próteses que mudam vidas. O financiamento também beneficiará a introdução de terapia a laser inovadora para o tratamento de queimaduras de fósforo branco e a redução de cicatrizes e dores agonizantes. Todo o rendimento da transmissão serão doados para essa causa.”
De acordo com a Billboard, «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz», alcançaram as posições #1 e #2, respectivamente, da tabela Hot Hard Rock. «Protect The Land» liderou a tabela com 2,7 milhões de streams só nos Estados Unidos e 5.000 downloads vendidos na semana que terminou a 12 de Novembro, enquanto «Genocidal Humanoidz» obteve 1,8 milhões de streams e 5.000 downloads. Há mais de quinze anos que os SYSTEM OF A DOWN não mostravam música nova, não sendo propriamente segredo que vários desentendimentos internos são a causa para não editarem um novo álbum desde «Hypnotize», de 2005. «Protect The Land» e «Genocidal Humanoidz» foram lançandas como uma forma de chamar a atenção para a “grave guerra que está a ser perpetrada nas nossas pátrias culturais de Artsakh e da Arménia” pelo Azerbaijão e pela Turquia, segundo um comunicado da banda.