São oito os nomes revelados para os dias 0 e 1 e que se que se vão gladiar na SWR Arena, o palco de entrada livre do SWR Barroselas Metalfest, juntando-se assim a bandas como PRIMORDIAL, ENTOMBED A.D., SHINING, FLESHGOD APOCALYPSE, IMPALED NAZARENE e ENTHRONED no cartaz do festival minhoto. A programação do palco é este ano uma parceria entre o SWR e diversos festivais e editoras do underground ibérico, sendo que o dia 0 foi composto em colaboração com a Vault, uma editora, distribuidora e publicação online já com imensas provas dadas e o dia 1 em parceria com o Burning Light Fest, festival cuja primeira edição decorre já amanhã em Lisboa e conta com bandas como The Secret, Bolzer e Oathbreaker.
Para o dia zero, as escolhas da Vault recaíram sobre o shitcore sujo e podre de PHIL GOES DOWN, banda natural de Leiria que em Janeiro passado lançou o furioso EP «Corporate Scum» e o trio das Caldas da Rainha composto por Helio Phodas, Barrasco e Hellraiser, VIZIR, verdadeiros veteranos do roto, sujo e podre e autores de belas canções como «Punhetas na Catequese», «Esporrei-me na Pia Baptismal» ou «Avé Fodas». O dia completa-se com os bracarenses ATOMIK DESTRUKTOR, thrash metal duro e directo, à moda antiga, num concerto de apresentação do álbum «Unnatural Disorder», a sair no início do ano pela HELLDPROD e os belgas DEHUMAN com o seu Death Metal técnico a lembrar uns Dying Fetus. O fecho está a cargo do DJ Ronny Slain.
Durante a tarde de 30 de Abril sobem ao palco os galegos BLAST OFF, thrash metal como manda a sapatilha branca e os portuenses SHITMOUTH, quarteto de punk hardcore carregado de atitude que dá tudo de si em cada concerto. À noite é o Burning Light Fest quem toma conta do palco, e as propostas são REDEMPTUS, banda de Sludge de S. João da Madeira, pronta para nos encher os ouvidos de fuzz e que estreia amanhã em Lisboa o seu primeiro registo e os lisboetas WELLS VALLEY, post-metal/sludge que vai buscar inspiração a bandas tão díspares como Neurosis e Pink Floyd ou Voivod, que lança também este fim de semana durante o festival lisboeta o seu novo disco, «Matter as Regent». Já quase a roçar a manhã entra em cena uma dupla de DJs para uma batalha de imprensa que promete ser épica. Os nomes para o dia 2 e 3 serão anunciados brevemente com o cartaz final.
Acaba também de ser lançado o novo website do SWR, em www.swr-fest.com onde pode ser consultado o alinhamento por dias.
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais pelo preço de 65€ até dia 15 de Abril, em que sobem para 75€.