O SWR Barroselas Metalfest já mexe novamente e, no ano em que comemora o décimo oitavo aniversário, vai levar uma vez mais o melhor da música extrema proveniente dos quatro cantos do mundo à pequena vila minhota. Entretanto surgem já as primeiras confirmações para o evento, que decorre entre os dias 30 de Abril e 2 de Maio de 2015, com os ENTOMBED A.D., IMPALED NAZARENE, MINSK, ZATOKREV, MIDNIGHT PRIEST e EQUALEFT a serem os primeiros nomes adicionados ao cartaz.
Directamente da Suécia, os Entombed A.D. são os “novos” Entombed, uma das bandas que encabeçaram o movimento death metal nos anos 90 e são considerados por muitos como um dos maiores clássicos do género. Ao longo dos anos foram incorporando diversas influências na sua música, culminando num som característico a que viriam a apelidar de death’n’roll. É com o recente «Back To The Front» ainda fresco que aterram em Barroselas.
Numa altura em que todos os olhares se voltaram para a Noruega, no lado oposto da Escandinávia fazia-se algum do black metal mais sádico, sujo e rápido de que há memória. Escuro como breu, mas com notórios traços de punk e grindcore, os Impaled Nazarene são, a par de Beherit e Archgoat, creditados como os principais impulsionadores do black metal finlandês, cujas ramificações se estendem até aos dias de hoje. Regressam a Portugal depois de meia década de ausência.
Um álbum foi quanto bastou aos norte-americanos Minsk para captarem a atenção dos olhares mais atentos. A sua fusão de doom e sludge, polvilhada com elementos atmosféricos e vozes vindas das profundezas da terra pôs muito boa gente em sentido e o segundo álbum, «The Ritual Fires Of Abandonment», cimentou a sua imagem enquanto uma das bandas mais densas e intrigantes do momento. Depois de um hiato de dois anos, e com novo álbum marcado para o início de 2015, vão regressar a Portugal para a estreia no SWR.
Também de regresso ao nosso país, depois de uma passagem muito bem-sucedida pelo SWR X e pelo Amplifest, estão os Zatokrev, banda Suíça formada em 2002 e um dos expoentes máximos do doom/sludge europeu. O álbum homónimo de 2004 causou sensação, mas foi com «Bury The Ashes», dois anos depois, que demonstraram todo o seu potencial para asfixiar e esmagar. O quarteto suíço volta a Barroselas após o lançamento de «The Bat, The Wheel And A Long Road To Nowhere».
Quando apareceram, em 2009, foram a grande revelação do metal clássico em Portugal. O álbum de estreia, editado pela Stormspell Records em 2011, colocou-os no mapa do heavy metal mundial e, em 2012, conquistaram o acesso aos palcos do Wacken Open Air ao triunfar na Metal Battle que terminou em Barroselas. Após algumas mudanças e com o novo disco na bagagem, os Midnight Priest vão voltar finalmente ao local do crime.
Os Equaleft também não são desconhecidos do público de Barroselas, contando com presença marcada nas edições de 2009 e 2011. Desta feita apresentam o seu álbum de estreia, «Adapt & Survive», lançado em 2014; um petardo de thrash moderno e carregado de groove. A música destes nortenhos está cada vez mais incisiva e os concertos do grupo são puras descargas de adrenalina.
Os bilhetes para o SWR 18 serão colocados à venda brevemente nos locais habituais ao preço de 65€. Serão também disponibilizados, em Novembro, os já tradicionais Christmas Packs, a 70€, que contam com bilhete, t-shirt e uma série de outros mimos.