SUN DONT SHINE

SUN DONT SHINE: Malta dos TYPE O NEGATIVE e CROWBAR regressa com novo single [vídeo-clip]

Anteriormente conhecidos como EYE AM, com «The Promise Song», os SUN DONT SHINE mostram que não se vão limitar a repetir fórmulas do passado, mas sim a reinventar-se na estética em que o peso se encontra com a melodia.

Os norte-americanos SUN DONT SHINE lançaram recentemente «The Promise Song», o primeiro single desde que mudaram de nome. O super grupo, que reúne elementos de bandas icónicas do metal como TYPE O NEGATIVE, CROWBAR e DOWN, aposta numa sonoridade que funde peso e melodia, mantendo a identidade que já tinham explorado sob a designação anterior, EYE AM.

A banda é composta por Kirk Windstein e Todd Strange, dos CROWBAR e DOWN, Johnny Kelly e Kenny Hickey, ambos ex-TYPE O NEGATIVE a, actualmente, nos SILVERTOMB, músicos com um legado de peso dentro do metal alternativo e do doom/sludge. Esta nova fase do projecto assinala uma evolução estética e musical, “procurando expandir os horizontes sem perderem a essência que os caracteriza“, segundo se lê num comunicado de imprensa.

«The Promise Song», que pode ser escutada em cima, revela o lado mais directo e energético dos SUN DONT SHINE, um pouco em contraste com a atmosfera muito mais sombria dos anteriores lançamentos «Cryptomnesia» e «Dreams Always Die With The Sun». A canção apresenta riffs massivos característicos do estilo de Windstein, mas incorpora também uma pulsação rítmica mais solta e um balanço dinâmico que a distingue das composições anteriores. Kenny Hickey, guitarrista e vocalista, explica a intenção da banda com a exploração de diferentes tonalidades musicais: “Não quero que a música que fazemos seja unidimensional. Quero que seja tão luminosa quanto sombria, dinâmica e imprevisível.”

Essa abordagem reflecte-se, de facto, no novo tema, com a fusão de riffs esmagadores, melodias etéreas e uma secção rítmica robusta a criar um som que é, ao mesmo tempo, pesado e envolvente. Recorde-se que, antes da mudança de nome, os SUN DONT SHINE lançaram dois singles como EYE AM, as citadas «Dreams Always Die With The Sun», em Junho de 2023, e «Cryptomnesia», logo em Novembro, ambos editados pela Corpse Paint Records. Uma coisa é óbvia: o nome SUN DONT SHINE até pode surgir como “uma nova fase“, segundo eles próprios, mas a química entre os músicos mantém-se intacta.

Essa ligação, construída ao longo de décadas, é um dos maiores trunfos dos SUN DONT SHINE. Logo para começar, o entrosamento entre os quatro é evidente na forma como cada instrumento encaixa na música, sem pressa nem excesso de produção. Hickey e Windstein encontram equilíbrio entre o peso do doom e uma sensibilidade melódica quase melancólica, enquanto Kelly e Strange sustentam a base com peso e precisão. De momento, a banda está a preparar-se para lançar a «The Promise Song» e os dois singles anteriores em formato físico. O CD e o vinil de 7″ já podem ser encomendados via Corpse Paint Records.

A carreira dos membros dos SUN DONT SHINE está repleta de marcos importantes dentro do metal alternativo e do doom. Johnny Kelly e Kenny Hickey, além do seu trabalho com os TYPE O NEGATIVE, passaram pelos SEVENTH VOID, que lançaram o álbum «Heaven Is Gone» em 2009, e os SILVERTOMB, que editaram «Edge Of Existence» em 2019. Já Kirk Windstein e Todd Strange foram peças cruciais na construção do som denso e arrastado dos CROWBAR e do legado southern dos DOWN.