STONE TEMPLE PILOTS

RETROVISOR: STONE TEMPLE PILOTS, «Sex Type Thing» @ The Word TV Show | 12.03.1993 [vídeo]

São já nove anos sem SCOTT WEILAND, o carismático frontman dos STONE TEMPLE PILOTS e dos VELVET REVOLVER. Em baixo, recordamos o momento em que usou um vestido e batom vermelho na televisão. Hoje, já não choca tanto, mas continua a ter valor.

A 12 de Março de 1993, os STONE TEMPLE PILOTS fizeram uma estreia totalmente insana na TV britânica, com uma “animada” participação no programa ‘The Word’. Apenas dois meses depois de lançarem a «Sex Type Thing» como primeiro single independente do seu álbum de estreia de 1992, «Core», os progenitores do grunge de San Diego mostraram ao mundo como podiam ser selvagens enquanto tocavam a canção de forma memorável.

Para a ocasião, o vocalista Scott Weiland decidiu usar um vestido de cor clara, batom, brincos com pendentes, uns óculos de sol e uma tiara. E não era só excentricidade, uma vez que o cantor dos STONE TEMPLE PILOTS começou a aparição com uma forte mensagem para quem estivesse a ouvir.

Para todas as pessoas aí fora na terra da televisão, para todos os que são sexistas, racistas e homofóbicos, desliguem a vossa TV e ponham um vídeo do Rambo a dar”, brincou ele. A partir daí, a banda lançou-se à «Sex Type Thing» com uma força considerável, destilando a sua mensagem anti-agressão sexual em todo o seu esplendor.

Aos olhos de hoje, pode não parecer uma coisa assim tão chocante ou fora da norma, mas em 1993, ver Weiland na televisão, com roupas tradicionalmente femininas, a espetar o dedo do meio a qualquer um que discordasse de sua política e, em seguida, a cantar uma música sobre abusadores masculinos, deve ter sido muito, mesmo muito, poderoso. Bem vistas as coisas, a mensagem continua a ser tão relevante como naquela altura.