STEVE KILLE

[R.I.P.] Faleceu STEVE KILLE, o baixista dos DEAD MEADOW

Baixista e membro fundador dos DEAD MEADOW, Steve Kille transformou-se desde cedo num dos mais criativos músicos no espectro do stoner rock.

Faleceu STEVE KILLE, baixista da influente banda norte-americana de stoner/psych rock DEAD MEADOW. A notícia da morte do músico, que ocorreu na madrugada de quarta-feira, 17 de Abril, foi avançada pelos seus companheiros na conta oficial do grupo no Instagram. “É com o coração absolutamente partido que temos de anunciar que o nosso adorado irmão, companheiro de banda, baixista incrível e totalmente único e artista talentoso Steve Kille faleceu às 12:00 da noite passada” escreveram os DEAD MEADOW.

Compor, gravar, tocar música com Steve ainda parecia tão fresco, inspirador e importante quanto há 27 anos quando começámos a tocar juntos. Não sabemos que palavras podem expressar este nível de perda.

Com o seu casamento único de riffs sacados à cartilha de Tony Iommi, camadas sonhadoras de guitarras carregadas de fuzz, a voz melódica do cantor Jason Simon e uma secção rítimca muito dinamica, com o baixo de Kille sempre em grande destaque, os DEAD MEADOW conquistaram o coração dos fãs de psych e stoner rock. Embora se tenha conhecido na cena punk de Washington, D.C., o trio preferiu ir buscar as suas fontes de inspiração às lendas do rock clássico, com os Pink Floyd e Black Sabbath à cabeça.

O colectivo deu os primeiros passados no Outono de 1998 a partir das cinzas dos The Impossible 5 e dos Coulour, com Simon na voz e na guitarra, Steve Kille no baixo e Mark Laughlin na bateria. Rapidamente, os três propuseram-se a unir a sua paixão pelo hard rock do início dos anos 70 e o psicadelismo dos 60s com a sua admiração por escritores de fantasia e terror como J.R.R. Tolkien e H.P. Lovecraft.

Em 2021, Simon, Kille e Laughlin estabeleceram a sua fórmula no seu álbum de estreia «Dead Meadow», mas, muito graças à incorporação de elementos da folk e da pop, evoluíram para um som mais maduro em «Shivering King And Others», de 2003. Ao longo da sua carreira, os DEAD MEADOW gravaram oito álbuns de estúdio, assim como algumas gravações ao vivo.

O seu LP mais recente foi «Force Form Free», editado pela Blues Funeral Recordings a 9 de Dezembro de 2022, e recomendamos-vos fortemente que o ouçam no player em baixo. A prestação de Kille é um dos grandes destaque, e é fantástica.