STEVE HARRIS

O STEVE HARRIS, dos IRON MAIDEN, vai jogar futebol em Portugal amanhã, 15 de Junho

STEVE HARRIS, o baixista, timoneiro e membro fundador dos IRON MAIDEN, vai angariar dinheiro para crianças desfavorecidas no Estádio Algarve, em Almancil.

STEVE HARRIS, o lendário baixista dos IRON MAIDEN, vai participar numa jogo de futebol beneficente a decorrer no Estádio Algarve, em Almancil, já amanhã, Sábado, dia 15 de Junho. O músico de 68 anos, que fundou a lendária banda britânica em 1975, vai jogar para angariar dinheiro para crianças desfavorecidas no nosso país. Os bilhetes para o jogo terão um custo de 2,50€ e o pontapé inicial está marcado para as 20:00.

Estou no lindíssimo Algarve, em Portugal“, diz Harris num vídeo publicado no X (antigo Twitter), também disponível em baixo. “Aqui por cima do meu ombro está o Estádio Algarve ou Stadium Algarve ou Algarve Stadium, como vocês preferirem. É onde vou jogar para caridade no próximo Sábado, às 20:00… Os lucros vão reverter para crianças carenciadas em Portugal. Portanto, é por uma boa causa. Se puderem aparecer lá, apareçam. Acho que a entrada custa apenas dois, três euros ou algo assim, mas tentem reunir algumas pessoas para aparecerem e nos apoiarem.

Harris é um ávido fã de futebol e torce pelo clube londrino West Ham, no qual chegou mesmo a treinar quando tinha 14 anos, antes de descobrir a música e deixar de se dedicar ao futebol profissionalmente. “Para mim, foi sempre o West Ham”, disse o músico ao site oficial do clube no ano passado. “Tinha nove anos quando fui ao meu primeiro jogo a 11 de Dezembro de 1965. Entrei no autocarro com um amigo e vi-nos vencer o Newcastle por 4 a 3. A partir desse momento, fiquei viciado.

Mantenho-me sempre actualizado em relação ao que acontece e as únicas vezes que não pude assistir aos jogos nos últimos anos foi porque estava em voos ou no palco”, acrescentou o Sr. Harris. Durante o ciclo de promoção do álbum «Virtual XI», de 1998, os IRON MAIDEN organizaram uma série de jogos de futebol com fãs e jornalistas. Em Portugal, jogaram contra algumas lendas do SLB no antigo Estádio da Luz.

Como noticiado, STEVE HARRIS vai voltar à estrada com os seus BRITISH LION, que anunciaram quatro datas já agendadas para o Verão de 2024. Entre elas consta uma passagem em Portugal, com o grupo britânico a protagonizar uma actuação única em solo luso, como parte da 42.ª Concentração do Moto Clube de Faro, que acontece de 18 a 21 de Julho, em Faro.

Na bagagem, os BRITISH LION, que sobem a palco no dia 20 de Julho, trazem o seu segundo, e até à data mais recente, LP, o criticamente aclamado «The Burning», lançado internacionalmente no dia 17 de Janeiro de 2020, através de uma parceria entre a Warner Music e a E1 Music.

Os BRITISH LION são o primeiro projecto paralelo de Steve Harris. A estreia homónima da banda – cuja formação fica completa com Richard Taylor na voz, Simon Dawson na bateria, Grahame Leslie e David Hawkins nas guitarras – foi lançada em 2012 e, mantendo inalterado o estilo inimitável do baixista dos IRON MAIDEN, conseguiu afirmá-la como uma proposta diferente do grupo de raiz de músico, sendo descrita pela imprensa especializada como “brilhante” e “um enorme e feroz triunfo”.

Sem que fosse propriamente do conhecimento público, Steve Harris passou grande parte dos anos 90 a escrever e a produzir para os BRITISH LION. Após a separação da banda, o músico manteve contacto com Taylor e Leslie, sendo que o trio – a que se juntou depois Hawkins e Dawson – acabaria por usar o nome BRITISH LION para o lançamento de um álbum homónimo em Setembro de 2012, creditado exclusivamente a Harris.

Praticando um hard rock clássico influenciado pelos The WhoUFO e Thin Lizzy, a banda fez-se à estrada tocando em locais de tamanho modesto – bem diferentes das arenas a que Steve Harris estava habituado e levando-o de volta às raízes. Nos anos seguintes, o músico manteve-se ocupado com os seus IRON MAIDEN, mas, eventualmente, o quinteto conseguiu reunir-se novamente e, em 2020, lançou por fim o seu muito esperado segundo álbum, intitulado «The Burning» e fez a sua primeira digressão nos Estados Unidos.

Proporcionando aos fãs uma experiência totalmente nova ao ver e ouvir as canções ao vivo, o quinteto manteve-se no ativo desde então e construiu uma base de seguidores dedicados, fazendo digressões por clubes no Reino Unido, na Europa, Canadá, América do Sul e Japão.