STEVE ALBINI

STEVE ALBINI vai ser homenageado com o nome de uma rua em Chicago

STEVE ALBINI faleceu a 8 de Maio de 2024, vítima de um ataque cardíaco. Tinha 61 anos.

O malogrado músico e produtor norte-americano STEVE ALBINI vai ser homenageado com o nome de uma rua em Chicago, a sua cidade natal. Graças a uma ordenança recentemente aprovada por Carlos Ramirez-Rosa, um dos quarteirões da West Belmont Avenue, em Avondale, entre a North Rockwell Avenue e a North California Avenue, será oficialmente designado como Steve Albini Way. Este é trecho de rua onde se situa o lendário estúdio de gravação Electrical Audio Recording, fundado por Albini em 1997.

Embora tenha nascido em Pasadena, na Califórnia, e crescido em Missoula, no Montana, STEVE ALBINI esteve profundamente ligado à cena musical de Chicago desde que se mudou para a cidade em 1980 para estudar na Northwestern University.

Além de liderar as bandas SHELLAC e BIG BLACK, STEVE ALBINI produziu álbuns dos NIRVANA, PIXIES, PJ Harvey ou Jimmy Page e Robert Plant, entre muitos, muitos outros. Durante a sua carreira, manteve-se um crítico de músicos e outros que considerava interessados apenas em fazer dinheiro ou em ganhar popularidade à custa da música, e, mantendo inalterada a sua posição íntegra, recusou consistentemente receber royalties das gravações que produziu para outros artistas.

Em 2004, STEVE ALBINI estimou que tinha gravado cerca de 1.500 álbuns. Segundo o site Mix With The Masters, continuou a trabalhar quase exclusivamente no domínio analógico, sendo conhecido por gravar “ao vivo no estúdio” tanto quanto possível. Além disso, também deu sempre grande ênfase à selecção e ao uso de microfones para alcançar o som desejado e captar da forma mais genuína possível o ambiente das suas gravações. Albini faleceu a 8 de Maio de 2024, vítima de um ataque cardíaco. Tinha 61 anos.

Recorde-se que, em Maio deste ano, os SHELLAC regressam com o primeiro novo álbum em mais de uma década. «To All Trains» é um lançamento tragicamente agridoce, que chegou apenas uma semana após a morte de Albini. Contendo dez temas, o disco marcou a primeira edição do trio desde «Dude Incredible», que foi editado em 2014, e apresenta os músicos – Albini na guitarra e voz, Bob Weston (baixo) e Todd Trainer (bateria) – em forma e a seguirem à regra a sua cartilha.

«To All Trains» foi gravado em Chicago “durante vários fins de semana prolongados” no final dos anos 2010 e início dos anos 20, acabando por ser finalizado e masterizado por Albini e Weston apenas durante 2023. Após a inesperada morte de Albini, o LP acaba por soar como um memorial comovente à vida e obra do lendário engenheiro de som e músico.