Como noticiado hoje cedo, o underground nacional foi abalado pela morte de Diogo “Dice” César, vocalista dos STEAL YOUR CROWN e ex-UNSTABLE, vítima de um AVC na sequência de doença prolongada. Desde então, as várias redes sociais foram rapidamente inundadas por homenagens a um dos mais carismáticos personagens do movimento hardcore, que nos deixou com apenas 40 anos. “O que posso dizer-vos é que SYC não perdeu apenas um vocalista, perdeu um irmão, porque a banda para ele e para todos nós sempre foi uma irmandade (OMF), que já existia muitos anos antes da própria banda ser fundada“, lamenta o guitarrista Vynn em declarações exclusivas à LOUD!.
O músico explica que, “mesmo lutando contra um cancro devastador“, o Diogo esteve até ao último minuto a lutar de pé. Literalmente. Saía dos tratamentos de quimioterapia para tocar, escrever, gravar, ensaiar, comprar CDs, negociar merchandise… chegou mesmo a fazer feats em outras bandas nos últimos tempos mais difíceis, porque para ele parar era morrer e o hardcore dava-lhe vida.” Vynn acrescenta ainda que “a pandemia veio prejudicar ainda mais tudo, mas mesmo assim ele sempre lutou para que o movimento HC não perdesse forças. É um Guerreiro que nunca perdeu o sorriso junto dos seus até ao último momento desta enorme batalha. Despediu-se como sempre foi, a rir-se do mundo. Acima de tudo isto, os nossos pensamentos estão com toda a família e em especial a sua filha. Non Omnis Moriar.”
Em Agosto de 2018, os STEAL YOUR CROWN escreviam um texto emocionado na sua página oficial no Facebook, avisando os fãs de que seriam forçados a cancelar todos os espectáculos programados uma vez que Diogo teria de fazer tratamentos que incluíam quimioterapia e radioterapia. “Vocês sabem o que se passa quando entram nesse tipo de tratamentos… sem levantar muitas ondas, é uma batalha de tufos mas ele voltará à superfície […] Mas a luta não o impediu de escrever e pensar no próximo álbum, que está a ser produzido apesar de todas as adversidades que a vida nos tem dado. Com espírito guerreiro e todo o apoio da família e amigos, acreditamos que conseguiremos lançar o álbum com tempo e esforço após os seus tratamentos, e claro que não é a sua primeira prioridade neste momento, mas dá-lhe forças para enfrentar esta batalha“. Hoje, a página da banda, espelha o rosto da tristeza dos seus elementos.