GRAVEYARD

SOULFLY renovam a formação antes de darem continuidade à digressão de «Totem».

Após dez anos de uma colaboração sólida e marcada por inúmeras digressões e gravações, os SOULFLY anunciaram a saída do baixista Mike Leon. A separação, descrita como tendo sido amigável por ambas as partes, marca o fim de mais um capítulo na história da banda liderada por Max Cavalera, que já se está a prepara para o próximo concerto com um substituto temporário muito familiar.

“Depois de muitos anos fortes juntos, os Soulfly decidiram separar-se do baixista Mike Leon”, lê-se no breve comunicado partilhado pela banda nas redes sociais. “A tribo continuará na estrada e vai actuar no festival Nu Metal Revolution, na Cidade do México, a 3 de Maio, com o Feiticeiro, Igor Amadeus – dos Cavalera, Go Ahead And Die e Healing Magic – a substituir temporariamente o Mike no baixo. Estamos a seguir caminhos diferentes e agradecemos ao Mike todo o tempo que passou connosco a rebentar palcos!”.

Mike Leon, por seu lado, também divulgou uma mensagem de gratidão e optimismo relativamente ao futuro: “Depois de uma jornada incrível de 10 anos com os Soulfly/Cavalera, chegou a altura de seguir em frente e abraçar novas oportunidades. Estou profundamente grato pelas experiências, pela música e pelas relações construídas ao longo do caminho – foi uma honra crescer ao lado de fãs tão dedicados.”

O músico aproveitou ainda para destacar o seu trabalho actual fora dos palcos: “Tenho-me orgulhado de contribuir para a comunidade musical como Diretor de Relações com Artistas na ENKI Cases, apoiando os músicos com proteção de equipamento de topo, e continuarei a fazê-lo daqui para a frente. Olhando para o futuro, estou entusiasmado por explorar e criar novas oportunidades musicais!”.

Estranhamente, a saída de Mike Leon acontece num período de actividade intensa para os SOULFLY, que continuam a promover o seu mais recente LP, «Totem», lançado em Agosto de 2022 pela Nuclear Blast. O disco, sucessor de «Ritual», de 2018, foi gravado no estúdio Platinum Underground, em Mesa, no Arizona, com produção partilhada entre Max Cavalera e Arthur Rizk, que também tocou guitarra solo no álbum. Entre os convidados especiais contam-se John Powers ( dos ETERNAL CHAMPION), Chris Ulsh (POWER TRIP) e John Tardy (OBITUARY). A arte da capa ficou a cargo de James Bousema.

Recorde-se que esta não é a primeira mudança de formação recente nos SOULFLY. Em Agosto de 2021, a banda tinha-se separado do guitarrista de longa data Marc Rizzo, numa decisão motivada por diferenças pessoais. Durante a transição, Dino Cazares, dos FEAR FACTORY, assumiu a guitarra nas digressões que a banda fez entre 2021 e 2022. Actualmente, o guitarrista Mike DeLeon acompanha Max Cavalera em tour há dois anos. Antes de se juntar aos SOULFLY, DeLeon integrou a banda solo de Philip Anselmo, PHILIP H. ANSELMO & THE ILLEGALS, substituindo Marzi Montazeri em 2015.

Ainda sem um substituto oficial anunciado para Mike Leon, os SOULFLY avançam com o espírito de reinvenção que tem marcado a carreira de Max Cavalera, desta vez contando com o talento da nova geração representada por Igor Amadeus. O concerto de 3 de Maio será assim não só um momento de celebração do legado da banda, mas também uma janela para o seu futuro imediato.