Os SOULFLY entraram recentemente no estúdio Platinum Underground, em Phoenix, no Arizona para começarem a gravar aquele que será o seu décimo segundo álbum de estúdio, que tem lançamento agendado para o final deste ano através da Nuclear Blast Records. O sucessor de «Ritual», que foi lançado em 2018, está a ser produzido por Arthur Rizk, que já trabalhou anteriormente com os CAVALERA CONSPIRACY, POWER TRIP e CODE ORANGE, entre muitos outros. “Tenho estado a trabalhar neste disco com meu filho, Zyon, desde Junho do ano passado“, explica Max Cavalera. “Agora estamos no estúdio com o produtor Arthur Rizk, a criar um disco realmente selvagem. Esperem o inesperado! Sem regras , sem limites, sem segurar seja o que for, vai ser apenas puro SOULFLY!“.
Anteriormente, Max Cavalera já tinha dito que o próximo álbum dos SOULFLY soaria mais “cru e brutal” e, numa conversa com o Sappenin Podcast With Sean Smith, que podes ouvir aqui, reiterou essa informação, acrescentando que o material que está a escrever lhe tem trazido à tona algumas velhas memórias. O músico declarou, inclusivamente, que os temas carregam reminiscências dos discos mais antigos dos ENTOMBED e dos NAPALM DEATH, especialmente no que diz respeito ao desempenho do seu filho Zyon Cavalera na bateria. “De momento, ainda estamos nos estágios iniciais da escrita“, disse o músico [áudio disponível em baixo]. “São apenas riffs — estamos apenas a fazer riffs. E o que é mais fixe no Zyon é a forma como ele toca bateria, porque é um pouco como um animal selvagem — não tem contenção, apenas faz o que acha adequado.”
“O resultado é pura brutalidade, e eu adoro isso“, continua o músico brasileiro. “Isso leva-me, inclusivamente, de volta a muitos dos primeiros álbuns por que me apaixonei — o que estamos a fazer recorda-me muito o material mais antigo dos Entombed, dos Carcass e dos Napalm Death; esse tipo de merdas totalmente fora de controle. Acho que temos esse tipo de espírito em muitas das novas canções.” O próximo álbum dos SOULFLY será o primeiro da banda desde «Ritual», de 2018, embora tenham lançado recentemente um EP surpresa ao vivo. Intitulado «Live Ritual NYC MMXIX», o disco foi gravado no The Gramercy Theatre, em Nova Iorque, a 11 de Fevereiro de 2019. O áudio foi misturado e masterizado por Charles Elliott (ABYSMAL DAWN) nos estúdios Tastemaker Audio.