O duo nacional Son Of Cain voltou a movimentar-se, e há bastantes novidades nesse campo. Depois de editar «Closer to the Edge» em 2018, o projecto pode ter parecido estar adormecido, mas foram vários os concertos nacionais e internacionais, isto para além do facto que o duo incorpora dois dos músicos mais activos na nossa cena: Alexandre “NH” Mota e Hugo “Boss” Conim. Entre eles, são mais de uma dezena de bandas no activo, muitas delas com edições nos últimos doze meses.
«Born To Fall» é o vídeo agora estreado que marca o regresso dos Son Of Cain à actividade, e que serve de pano de fundo ao tema do mesmo nome, contido no referido álbum de estreia. Para lá da música, vale pelo conteúdo, pois retrata a digressão internacional, em 2019, como companheiros de estrada dos Omega Sun. Em conversa com Hugo Conim, a LOUD! pode confirmar que o duo já tem novo disco composto, com entrada em estúdio agendada para breve. Entre outros projectos em que o guitarrista está envolvido, também foi possível saber que existe já um novo disco dos Dawnrider, nas mãos da editora e que esta irá anunciar para breve, oficializando a nova ligação da banda com um conhecido selo nacional. Os Dragon’s Kiss também viram o seu primeiro álbum reeditado em vinil, através da Firecum Records. Outro grupo em que Hugo Conim está envolvido trata-se de Els Focs Negres, cujo disco de estreia foi agora editado em cassete pela norte-americana Postmortem Apocalypse. Também este grupo tem disco pronto a ser gravado ainda este ano.
Do lado de Alexandre “NH” Mota, além do regresso dos Corpus Christii aos palcos, está também na calha um novo disco do grupo e anuncia-se para Outubro a edição do novo trabalho dos Morte Incandescente. Intitulado «Vala Comum», é editado a 31 de Outubro, com selo Signal Rex. Antes disso, no próximo dia 24 de Setembro, em conjunto com Vetala, no RCA Club, em Lisboa, verifica-se a reaparição dos Corpus Christii nos palcos nacionais. O novo álbum, com edição pela Immortal Frost Productions, está a ser gravado, apenas faltando as vozes. O grupo vai actuar com os Dark Funeral, na Suíça, inserido no cartaz do Black Hole Fest, que acontece a 1 e 2 de Outubro próximo. Com estúdios a abrir, já é possível ao músico terminar ideias, pelo que vai fazer regressar o seu projecto solo de black metal, Coldness, através de um split, além de estar a terminar um álbum de doom, gravado em duo.