LACUNACOIL

Produção analógica, diversidade criativa e crítica social alimentam «The Arsonist», o próximo ataque sonoro dos veteranos do thrash SODOM.

Os SODOM acabam de revelar todos os detalhes de «The Arsonist», o seu próximo álbum de estúdio, com lançamento marcado para 27 de Junho através da SPV/Steamhammer, e o primeiro vislumbre do que está para vir chega com «Trigger Discipline». O tema, que pode ser escutado em baixo, é descrito como “o mais agressivo do alinhamento” e, de facto, revela-se marcial e implacável, enquanto aborda a história de um atirador que perde o controlo das suas acções e abre fogo indiscriminadamente.

Além da violência sonora, os SODOM continuam assim a explorar temas sociais e humanos com aquela acutilância que sempre os caracterizou. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira, a banda tem sido sempre sinónimo de intensidade, agressividade e autenticidade. Agora, com «The Arsonist», Tom Angelripper e comapnhia apostam numa abordagem ainda mais visceral, optando por gravar as partes de bateria com uma máquina analógica de 24 pistas. Este método, que prescinde de truques de estúdio ou overdubs digitais, visa garantir um som mais cru e realista.

Em declarações o processo de gravação, Tom Angelripper afirma: “Nada de plástico no nosso novo LP! A diferença de som em comparação com as produções de bateria actuais é espantosa e teve um efeito positivo em todos os outros instrumentos. Naturalmente, o tempo e o esforço, assim como os custos, também foram maiores, mas estamos felizes ao pagar por um resultado superior.”

Esta opção por uma produção analógica revela-se não apenas uma questão técnica, mas também uma questão ideológica. Isto porque, no novo LP, os SODOM procuram um regresso à essência, à fisicalidade e à verdade sonora que marcaram os primórdios do metal extremo, numa altura em que muitas bandas com produções modernas tendem a suavizar a brutalidade com retoques digitais. O compromisso com a autenticidade reflete-se igualmente na composição, que desta vez contou com uma participação activa de todos os membros da banda: Angelripper na voz e baixo, Frank Blackfire e York Segatz nas guitarras e Toni Merkel na bateria.

Segundo o líder dos SODOM, essa colaboração colectiva resultou num disco mais rico e multifacetado: “O Frank voltou a contribuir com os riffs e ganchos típicos dos Sodom, enquanto o York prefere uma escrita muito mais épica. Como complemento perfeito para ambos, o Toni, que também é um excelente guitarrista, contribuiu com uma série de canções e ajudou a tornar o álbum ainda mais versátil.” A promessa, portanto, é de um álbum que honra a tradição sem medo de explorar novas direcções dentro do thrash.

disponível para pré-encomenda nos formatos CD digipak, duplo LP e download digital, «The Arsonist» promete ser mais um marco na discografia da lendária banda alemã, que parece apostada em provar que, com este novo capítulo, continua a ser uma força vital dentro do thrash europeu, aliando a fidelidade às raízes com um ímpeto renovado. Portanto, Junho promete ser abrasador.

01. The Arsonist | 02. Battle Of Harvest Moon | 03. Trigger Discipline | 04. The Spirits That I Called | 05. Witchhunter | 06. Scavenger | 07. Gun Without Groom | 08. Taphephobia | 09. Sane Insanity | 10. A.W.T.F. | 11. Twilight Void | 12. Obliteration Of The Aeons | 13. Return To God In Parts