Como avançado há uns dias pela LOUD!, os thrashers germânicos SODOM vão actuar no festival que decorre de 23 a 25 de Agosto em Pindelo dos Milagres.
Agora, é oficial! Depois da notícia avançada pela LOUD! na passada quarta-feira, 24 de Janeiro, chegou a hora da organização do festival MILAGRE METALEIRO OPEN AIR confirmar oficialmente a presença dos thrashers teutónicos SODOM como cabeças de cartaz do primeiro dia da sua edição de 2024, que decorre de 23 a 25 de Agosto, em Pindelo dos Milagres, freguesia do município de São Pedro do Sul.
Já confirmados para actuar no evento estão os norte-americanos KAMELOT, os finlandeses AMORPHIS e KORPIKLAANI, os gregos ROTTING CHRIST, os alemães METALIUM, AXXIS, FREEDOM CALL e KISSIN’ DYNAMITE, os italianos STORMLORD e FLESHGOD APOCALYPSE, os islandeses SKÁLMÖLD, os britânicos AVENGER, os neerlandeses VANAHEIM, os espanhóis TIERRA SANTA e BLASPHEMIUM, os brasileiros THE TROOPS OF DOOM e ainda os nacionais SERRABULHO, SPEEDEMON, GLASYA, DARK OATH e INVOKE.
Flashback da Primavera de 1982: Essen, Stauderstraße no distrito de Altenessen, uma pequena sala de ensaios bolorenta numa zona industrial devastada. Três aspirantes a músicos afinam os seus instrumentos e estão a trabalhar no duro e a gravar a sua primeira demo no volume máximo. A faixa que estão a gravar chama-se «Witching Metal» e afirma-se como uma descarga de thrash contundente sem grandes precedentes, cortesia dos SODOM.
“Basicamente, escolhemos o tom errado, mas não estávamos preocupados com a correcção musical, numa altura daquelas só estávamos preocupados com a atitude“, recorda agora Thomas “Angelripper” Such, o intrépido líder dos SODOM. “Éramos contra o sistema, tínhamos problemas com os nossos professores e supervisores porque , na opinião deles, usávamos as roupas erradas e ouvíamos o tipo errado de música. No instituto em que andava a estudar, era o único que gostava de metal. Todos os outros ouviam New Wave ou Neue Deutsche Welle.“
Isso foi há 41 anos, mas a influência daquela época de formação ainda afecta o presente, e foi por isso que Tom e os SODOM escreveram a canção «1982», uma lembrança dos primeiros passos da banda tanto ao nível musical como lírico. O tema, assim como várias regravações de algumas das primeiras canções da banda — «Witching Metal», «Victims Of The Death», «Let’s Fight In The Darkness Of Hell» e «Equinox» — foi imortalizado em vinil e CD pela primeira vez recentemente pela SPV.
Encabeçado por nomes de alto gabarito como CRADLE OF FILTH, DARK TRANQUILLITY, MOONSPELL e THERION, em 2023 o MILAGRE METALEIRO OPEN AIR afirmou-se como um evento underground em franca expansão. Face ao aumento de afluência verificado na procura por ingressos, a organização viu-se inclusivamente obrigada a assegurar um novo espaço para a realização do evento, que aconteceu assim pela primeira vez no Parque Industrial de Pindelo dos Milagres. Mais informações e bilhetes estão já disponíveis através do site oficial do evento.